sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Até sempre, Maria...

A notícia que hoje divulgamos é a mais triste que uma biblioteca e uma pessoa podem receber…sim, o falecimento de um(a) colega, neste caso da colega e amiga Maria, no passado dia 21. Dado que a maior parte dos leitores a conhecia, muitos até por "Zéa" ou "Maria Lua" (nome de contadora de histórias), resolvemos partilhar convosco os textos que eu e o Paulo escrevemos e lemos no funeral.

Não diremos que é a nossa última homenagem, pois ela permanecerá no nosso coração, memória e em todas as sessões de promoção de leitura que fizermos doravante, mas antes testemunhos de quem sente que a conheceu genuinamente e quer recordá-la ao longo de toda a sua vida.

Se algum(a) de vós desejar partilhar algumas palavras sobre esta nossa "fada-bruxa", basta enviar-nos por mail (biblioteca@cm-silves.pt) e nós acrescentaremos aos nossos.

Aqui ficam, então, as palavras do Paulo, as minhas (que incluem alguns textos do livro, ainda manuscrito, que a Maria nos deixou sobre o filho, a mãe, o marido e os amigos) e as do leitor e escritor Aurélio Cabrita.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Clube de Leitura em Alcantarilha

É já no próximo dia 6 de novembro (3.ª feira), pelas 21h00, que o Clube de Leitura se reunirá na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha para discutir alguns contos selecionados de Mário de Carvalho.
Esta será uma segunda edição do Clube de Leitura fora de portas, uma vez que o primeiro movimento de deslocalização da Biblioteca teve lugar em julho, aquando da visita à Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines.


Num ambiente informal de discussão das leituras feitas, e sempre acompanhado de chá e bolinho (juntando, assim, os prazeres do corpo e da alma), não faltarão também os momentos para sugestões, convites e desafios feitos quer pelos vários membros, quer pela coordenadora do grupo, ou a leitura dos comentários dos "leitores à distância", que integram e participam no Clube, enviando as suas opiniões por mail.
Solicite os contos em discussão na receção da Biblioteca Municipal ou na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, ou venha simplesmente assistir a uma sessão, mas não deixe de experimentar o convívio com este grupo informal de leitores que não abdica do prazer da partilha literária.

Esta sessão também servirá de pretexto para cativar e juntar residentes de Alcantarilha que estejam interessados em integrar um grupo local de voluntários da leitura que se pretende criar naquela freguesia no âmbito do projeto “A minha Freguesia a LER+”, o qual vai ser lançado em novembro pela Biblioteca Municipal em colaboração com as várias freguesias do concelho de Silves.

Mime-se e guarde um tempinho para si... Leia! E saiba por que não pode faltar a este encontro através do cartaz em anexo.

Os nossos melhores votos de leituras cheias de saber e sabor!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Leitores à distância

Para quem, por qualquer motivo (doença incapacitante, morada distante, dificuldades de transporte, etc.), não possa frequentar as sessões do Clube na Biblioteca Municipal, mas não abdica da leitura que o(a) enriquece de saber e sabor, propomos que adira a este formato inovador de leitura em grupo que passa pela partilha de opiniões com recurso à internet e vídeo-conferência, permitindo o “encontro” com aqueles que habitualmente se deslocam às sessões do Clube na Biblioteca Municipal.


Como funciona o regime de “leitores à distância”?
O leitor interessado em integrar o grupo neste regime deve inscrever-se no Clube de Leitura, através do envio de um mail para a coordenadora do clube (Sónia Pereira), manifestando essa vontade e indicando a sua morada: biblioteca@cm-silves.pt

A partir deste momento, o leitor usufruirá dos direitos de qualquer membro do clube (como a participação na seleção das leituras a fazer, partilha de sugestões sobre novos formatos de realização do Clube a adotar, bem como de convites e desafios ao grupo, etc.) e terá apenas de se comprometer a enviar a sua opinião acerca das leituras mensais em debate, de forma a que possamos partilhá-la no dia da sessão (sempre na primeira 3.ª feira de cada mês) e no blogue do grupo.

O leitor à distância, se dispuser de condições técnicas e assim o desejar, pode, ainda, participar na sessão do Clube, em tempo real, através de vídeo-conferência.

Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

Porque para nós não importa a distância...

domingo, 23 de setembro de 2012

O que já lemos [rota de leituras]

Em novembro de 2011 nasceu este clube de leitura, iniciando-se depois a leitura de obras em abril deste ano. Foi assim que a nossa estrada começou...

No lado direito deste blogue podem aceder a info mais detalhada (sinopses, excertos, comentários dos membros do clube e da coordenadora, sugestões de leitura relacionadas [diálogos intertextuais] e links interessantes) sobre cada uma destas obras.

O Estrangeiro ou a estética do absurdo

A rapariga que roubava livros ou as palavras que matam e salvam...

Gente singular ou o retrato da estranheza do povo português

 A Voz dos Deuses ou a construção de um herói

Contos de Clarice Lispector ou uma escrita genuinamente psicológica

Certidão de nascimento

Aos 23 de setembro do ano de 2012 o clube de leitura da Biblioteca Municipal de Silves deu à luz o seu blogue...