quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Clube de leitura em Alcantarilha

No passado dia 6 de novembro o clube de leitura da Biblioteca Municipal rumou a Alcantarilha para mais um debate e reflexão à volta dos livros, no caso alguns contos selecionados de Mário de Carvalho, mestre maior do texto breve e de uma escrita que mistura hábil e criativamente o real e a surrealidade, o experimentalismo linguístico e a ironia/nonsense, o quotidiano e o inusitado...


Mais uma vez pretendeu-se descentralizar as ações do clube e, através desta lógica itinerante, conseguir contagiar crescentemente outros potenciais interessados (de outras freguesias que não apenas a de Silves) na promoção alargada do livro e da leitura junto das comunidades locais.


A animada sessão decorreu na Casa do Povo de Alcantarilha e contou também com a presença de vários apaixonados da Cultura e das Letras residentes na freguesia, que vieram conhecer, pela primeira vez, o formato e ambiente de um clube de leitura. Houve ainda tempo para os já habituais chás e bolinhos...

E houve até tempo para um harmonioso (e inesperado) momento de música coral polifónica, com que a Ana Cristina Maia, a Maria Luísa Cabrita, a Vivelinda Gaspar e o Afonso (dinamizadores culturais da freguesia) nos prendaram. Obrigado a todos pelo bonito gesto!


Foi ainda uma oportunidade para, na presença do Sr. Jorge Silva, Vereador do Pelouro da Cultura do Município de Silves, ser apresentado informalmente o projeto "A minha Freguesia a Ler+" e sensibilizar-se os presentes para a criação quer de um núcleo local de voluntários de leitura que possa intervir regularmente na comunidade alcantarilhense, quer de um clube de leitura associado.


Obrigado a todos os que participaram! Queremos aumentar ainda mais esta onda de entusiasmo e de dinamismo! Tragam outro amigo também...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encontro em Alcantarilha (alteração de horário)

O encontro do Clube de Leitura que se vai realizar na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha no dia 6 de novembro próximo sofreu uma alteração de horário, de forma a permitir que mais interessados da freguesia possam assistir à sessão.
Assim, o encontro-tertúlia vai realizar-se pelas 21h00 (e não às 19h00, como foi inicialmente publicitado).

Recorde-se que esta sessão está aberta a toda a comunidade alcantarilhense e que um dos seus objetivos passa pela sensibilização e mobilização de cidadãos locais interessados em integrar um núcleo de voluntários de leitura que possa dinamizar futuramente atividades nas áreas da leitura e literacia junto da população da freguesia, desde os mais novos ao público sénior, com o apoio da Biblioteca Municipal de Silves, no âmbito de um projeto mais ambicioso que vai ser lançado oficialmente a 24 de novembro.

Esperamos por vós, porque nos preocupamos com o que mais importa: as Pessoas.

Até sempre, Maria...

A notícia que hoje divulgamos é a mais triste que uma biblioteca e uma pessoa podem receber…sim, o falecimento de um(a) colega, neste caso da colega e amiga Maria, no passado dia 21. Dado que a maior parte dos leitores a conhecia, muitos até por "Zéa" ou "Maria Lua" (nome de contadora de histórias), resolvemos partilhar convosco os textos que eu e o Paulo escrevemos e lemos no funeral.

Não diremos que é a nossa última homenagem, pois ela permanecerá no nosso coração, memória e em todas as sessões de promoção de leitura que fizermos doravante, mas antes testemunhos de quem sente que a conheceu genuinamente e quer recordá-la ao longo de toda a sua vida.

Se algum(a) de vós desejar partilhar algumas palavras sobre esta nossa "fada-bruxa", basta enviar-nos por mail (biblioteca@cm-silves.pt) e nós acrescentaremos aos nossos.

Aqui ficam, então, as palavras do Paulo, as minhas (que incluem alguns textos do livro, ainda manuscrito, que a Maria nos deixou sobre o filho, a mãe, o marido e os amigos) e as do leitor e escritor Aurélio Cabrita.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Clube de Leitura em Alcantarilha

É já no próximo dia 6 de novembro (3.ª feira), pelas 21h00, que o Clube de Leitura se reunirá na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha para discutir alguns contos selecionados de Mário de Carvalho.
Esta será uma segunda edição do Clube de Leitura fora de portas, uma vez que o primeiro movimento de deslocalização da Biblioteca teve lugar em julho, aquando da visita à Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines.


Num ambiente informal de discussão das leituras feitas, e sempre acompanhado de chá e bolinho (juntando, assim, os prazeres do corpo e da alma), não faltarão também os momentos para sugestões, convites e desafios feitos quer pelos vários membros, quer pela coordenadora do grupo, ou a leitura dos comentários dos "leitores à distância", que integram e participam no Clube, enviando as suas opiniões por mail.
Solicite os contos em discussão na receção da Biblioteca Municipal ou na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, ou venha simplesmente assistir a uma sessão, mas não deixe de experimentar o convívio com este grupo informal de leitores que não abdica do prazer da partilha literária.

Esta sessão também servirá de pretexto para cativar e juntar residentes de Alcantarilha que estejam interessados em integrar um grupo local de voluntários da leitura que se pretende criar naquela freguesia no âmbito do projeto “A minha Freguesia a LER+”, o qual vai ser lançado em novembro pela Biblioteca Municipal em colaboração com as várias freguesias do concelho de Silves.

Mime-se e guarde um tempinho para si... Leia! E saiba por que não pode faltar a este encontro através do cartaz em anexo.

Os nossos melhores votos de leituras cheias de saber e sabor!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Leitores à distância

Para quem, por qualquer motivo (doença incapacitante, morada distante, dificuldades de transporte, etc.), não possa frequentar as sessões do Clube na Biblioteca Municipal, mas não abdica da leitura que o(a) enriquece de saber e sabor, propomos que adira a este formato inovador de leitura em grupo que passa pela partilha de opiniões com recurso à internet e vídeo-conferência, permitindo o “encontro” com aqueles que habitualmente se deslocam às sessões do Clube na Biblioteca Municipal.


Como funciona o regime de “leitores à distância”?
O leitor interessado em integrar o grupo neste regime deve inscrever-se no Clube de Leitura, através do envio de um mail para a coordenadora do clube (Sónia Pereira), manifestando essa vontade e indicando a sua morada: biblioteca@cm-silves.pt

A partir deste momento, o leitor usufruirá dos direitos de qualquer membro do clube (como a participação na seleção das leituras a fazer, partilha de sugestões sobre novos formatos de realização do Clube a adotar, bem como de convites e desafios ao grupo, etc.) e terá apenas de se comprometer a enviar a sua opinião acerca das leituras mensais em debate, de forma a que possamos partilhá-la no dia da sessão (sempre na primeira 3.ª feira de cada mês) e no blogue do grupo.

O leitor à distância, se dispuser de condições técnicas e assim o desejar, pode, ainda, participar na sessão do Clube, em tempo real, através de vídeo-conferência.

Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

Porque para nós não importa a distância...

domingo, 23 de setembro de 2012

O que já lemos [rota de leituras]

Em novembro de 2011 nasceu este clube de leitura, iniciando-se depois a leitura de obras em abril deste ano. Foi assim que a nossa estrada começou...

No lado direito deste blogue podem aceder a info mais detalhada (sinopses, excertos, comentários dos membros do clube e da coordenadora, sugestões de leitura relacionadas [diálogos intertextuais] e links interessantes) sobre cada uma destas obras.

O Estrangeiro ou a estética do absurdo

A rapariga que roubava livros ou as palavras que matam e salvam...

Gente singular ou o retrato da estranheza do povo português

 A Voz dos Deuses ou a construção de um herói

Contos de Clarice Lispector ou uma escrita genuinamente psicológica

Certidão de nascimento

Aos 23 de setembro do ano de 2012 o clube de leitura da Biblioteca Municipal de Silves deu à luz o seu blogue...