sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Comentários aos contos de Mário de Carvalho

Se, por qualquer razão, não pôde comparecer à última reunião do Clube não perca a oportunidade de se inteirar sobre alguns aspetos biográficos e profissionais de Mário de Carvalho, bem como de saber as opiniões de outros leitores acerca dos seus contos selecionados.

Mas se esteve presente na sessão "assista" agora a algumas entrevistas feitas ao escritor, a uns momentos bem-humorados, mas sempre lúcidos de Ricardo Araújo Pereira a propósito da escrita de Mário de Carvalho, ou delicie-se com trabalhos pequenitos, mas bem interessantes realizados por certos alunos.



"Receitas literárias"

Mens sana in corpore sano ("Mente sã em corpo são") - dizia o poeta romano Juvenal, apelando à prática do exercício físico a par do estímulo intelectual.

Bertolt Brecht dizia que se deveria poder fumar enquanto se via uma peça de teatro, porque isso descontraía os espectadores e colocava-os na predisposição ideal para a compreensão dos  vários sentidos implícitos da mesma.

No nosso Clube defendemos que não há como juntar os prazeres do corpo e da alma para a conversa fluir melhor e os nossos sentidos ficarem mais atentos…Assim, em todas as sessões provamos um bolinho novo e um chá enquanto trocamos opiniões e “saboreamos” as letras.

Aqui ficam as receitas destes “companheiros”:







quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Voluntários de leitura em Alcantarilha

A Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra foi o espaço escolhido para a primeira reunião do núcleo de voluntários de leitura que se pretende criar naquela freguesia no âmbito do projeto "A minha Freguesia a Ler+", o qual será apresentado publicamente na Biblioteca Municipal de Silves no próximo dia 24 de novembro, pelas 16h30.


Nesta reunião ficou ainda assente que no decurso da 1.ª quinzena de dezembro deste ano o referido grupo irá dinamizar, com o apoio de técnicos da Biblioteca Municipal, uma ronda inaugural de várias ações de animação da leitura em espaços públicos (cafés, sedes de associações, instituições privadas de solidariedade social, escolas...) e privados (domicílios onde vivem pessoas isoladas e/ou culturalmente carenciadas) da freguesia, a qual tem como objetivos fundamentais quer levar a leitura e a narração oral a vários pontos e públicos-alvo da freguesia, quer divulgar junto da população local a existência e oferta cultural proporcionada pela nova biblioteca existente na Casa do Povo.


Aqui ficam os nomes dos cúmplices que, de forma voluntária e entusiasta, já aceitaram o desafio e vão integrar este núcleo de dinamização cultural em Alcantarilha (o nosso agradecimento especial a todos eles):
Luís Ricardo | José Negrão | Afonso Fernandes | Artur Jorge | Carlos Patrício | Sofia Cabanita | Silvana Cortes | João Santos | Maria Luísa Cabrita | Maria Teresa | Célia Gomes | Verónica António | Maria José Martins | Maria da Conceição Vieira | João Barata | Vivelinda Gaspar | Ana Cristina Maia | Manuel Caetano | Ana Maria Santorio | Liliana Frieza


Venha participar neste grupo e espalhe esta mensagem! Contacte com a Casa do Povo de Alcantarilha ou com a Biblioteca Municipal de Silves e inscreva-se! Esperamos por si, porque trabalhamos para as Pessoas...

Clube de leitura em Alcantarilha

No passado dia 6 de novembro o clube de leitura da Biblioteca Municipal rumou a Alcantarilha para mais um debate e reflexão à volta dos livros, no caso alguns contos selecionados de Mário de Carvalho, mestre maior do texto breve e de uma escrita que mistura hábil e criativamente o real e a surrealidade, o experimentalismo linguístico e a ironia/nonsense, o quotidiano e o inusitado...


Mais uma vez pretendeu-se descentralizar as ações do clube e, através desta lógica itinerante, conseguir contagiar crescentemente outros potenciais interessados (de outras freguesias que não apenas a de Silves) na promoção alargada do livro e da leitura junto das comunidades locais.


A animada sessão decorreu na Casa do Povo de Alcantarilha e contou também com a presença de vários apaixonados da Cultura e das Letras residentes na freguesia, que vieram conhecer, pela primeira vez, o formato e ambiente de um clube de leitura. Houve ainda tempo para os já habituais chás e bolinhos...

E houve até tempo para um harmonioso (e inesperado) momento de música coral polifónica, com que a Ana Cristina Maia, a Maria Luísa Cabrita, a Vivelinda Gaspar e o Afonso (dinamizadores culturais da freguesia) nos prendaram. Obrigado a todos pelo bonito gesto!


Foi ainda uma oportunidade para, na presença do Sr. Jorge Silva, Vereador do Pelouro da Cultura do Município de Silves, ser apresentado informalmente o projeto "A minha Freguesia a Ler+" e sensibilizar-se os presentes para a criação quer de um núcleo local de voluntários de leitura que possa intervir regularmente na comunidade alcantarilhense, quer de um clube de leitura associado.


Obrigado a todos os que participaram! Queremos aumentar ainda mais esta onda de entusiasmo e de dinamismo! Tragam outro amigo também...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encontro em Alcantarilha (alteração de horário)

O encontro do Clube de Leitura que se vai realizar na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha no dia 6 de novembro próximo sofreu uma alteração de horário, de forma a permitir que mais interessados da freguesia possam assistir à sessão.
Assim, o encontro-tertúlia vai realizar-se pelas 21h00 (e não às 19h00, como foi inicialmente publicitado).

Recorde-se que esta sessão está aberta a toda a comunidade alcantarilhense e que um dos seus objetivos passa pela sensibilização e mobilização de cidadãos locais interessados em integrar um núcleo de voluntários de leitura que possa dinamizar futuramente atividades nas áreas da leitura e literacia junto da população da freguesia, desde os mais novos ao público sénior, com o apoio da Biblioteca Municipal de Silves, no âmbito de um projeto mais ambicioso que vai ser lançado oficialmente a 24 de novembro.

Esperamos por vós, porque nos preocupamos com o que mais importa: as Pessoas.

Até sempre, Maria...

A notícia que hoje divulgamos é a mais triste que uma biblioteca e uma pessoa podem receber…sim, o falecimento de um(a) colega, neste caso da colega e amiga Maria, no passado dia 21. Dado que a maior parte dos leitores a conhecia, muitos até por "Zéa" ou "Maria Lua" (nome de contadora de histórias), resolvemos partilhar convosco os textos que eu e o Paulo escrevemos e lemos no funeral.

Não diremos que é a nossa última homenagem, pois ela permanecerá no nosso coração, memória e em todas as sessões de promoção de leitura que fizermos doravante, mas antes testemunhos de quem sente que a conheceu genuinamente e quer recordá-la ao longo de toda a sua vida.

Se algum(a) de vós desejar partilhar algumas palavras sobre esta nossa "fada-bruxa", basta enviar-nos por mail (biblioteca@cm-silves.pt) e nós acrescentaremos aos nossos.

Aqui ficam, então, as palavras do Paulo, as minhas (que incluem alguns textos do livro, ainda manuscrito, que a Maria nos deixou sobre o filho, a mãe, o marido e os amigos) e as do leitor e escritor Aurélio Cabrita.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Clube de Leitura em Alcantarilha

É já no próximo dia 6 de novembro (3.ª feira), pelas 21h00, que o Clube de Leitura se reunirá na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha para discutir alguns contos selecionados de Mário de Carvalho.
Esta será uma segunda edição do Clube de Leitura fora de portas, uma vez que o primeiro movimento de deslocalização da Biblioteca teve lugar em julho, aquando da visita à Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines.


Num ambiente informal de discussão das leituras feitas, e sempre acompanhado de chá e bolinho (juntando, assim, os prazeres do corpo e da alma), não faltarão também os momentos para sugestões, convites e desafios feitos quer pelos vários membros, quer pela coordenadora do grupo, ou a leitura dos comentários dos "leitores à distância", que integram e participam no Clube, enviando as suas opiniões por mail.
Solicite os contos em discussão na receção da Biblioteca Municipal ou na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, ou venha simplesmente assistir a uma sessão, mas não deixe de experimentar o convívio com este grupo informal de leitores que não abdica do prazer da partilha literária.

Esta sessão também servirá de pretexto para cativar e juntar residentes de Alcantarilha que estejam interessados em integrar um grupo local de voluntários da leitura que se pretende criar naquela freguesia no âmbito do projeto “A minha Freguesia a LER+”, o qual vai ser lançado em novembro pela Biblioteca Municipal em colaboração com as várias freguesias do concelho de Silves.

Mime-se e guarde um tempinho para si... Leia! E saiba por que não pode faltar a este encontro através do cartaz em anexo.

Os nossos melhores votos de leituras cheias de saber e sabor!