segunda-feira, 1 de abril de 2013

Amanhã há Clube

Após uma incursão no território rural e citadino nacional com José Luís Peixoto, amanhã pelas 19h00, o Clube volta a reunir-se para dar quase a volta ao mundo e explorar uma cultura de sabedoria milenar, através de Gao Xingjian (04-01-1940), novelista, dramaturgo, tradutor e crítico literário francês de origem chinesa, além de pintor nas horas que lhe sobram.


Laureado com o prémio Nobel em 2000 por "uma obra de valor universal, de uma lucidez amarga e uma ingenuidade linguística que abriram novos caminhos para o romance e teatro chineses", os contos que leremos deste escritor são os seguintes: "O acidente" e "Uma cana de pesca para o meu avô" (ambos da obra com este mesmo título).

Venha e traga um amigo também!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Amanhã há Clube!

Depois de uma pausa na atividade, o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal volta a reunir-se amanhã (dia 5 de março), pelas 19h00, na Biblioteca para debater alguns contos selecionados do escritor José Luís Peixoto.


Haverá bolo e chá (como já é habitual), mas, sobretudo, uma amena cavaqueira à volta dos livros e da partilha de experiências de leitura.

Uma novidade em primeira mão: criámos um grupo novo no facebook a que todos podem aderir e partilhar. Liguem-se em: http://www.facebook.com/#!/groups/427477857330303/

Este será um novo espaço online de todos aqueles que não vivem sem livros e do Clube de Leitura, pelo que aceita-se a publicação de fotos ligadas a este vício, fotos das sessões do Clube, bem como opiniões acerca dos livros que andam a desassossegar positivamente os seus membros, sugestões de eventos acerca da arte literária, etc.

Esperamos por vós...

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A "altura" do Ano Novo ...

Desejo a todos os Portugueses (bem sei que corro o risco de parecer algum dos nossos "politicóides", mas os verdadeiros leitores são pessoas que sabem pensar, interpretar, distinguir e por aí fora), aos membros e amigos do Clube e aos amantes das letras, familiares e a toda a gente de bem (sim, porque como José Afonso gostava de repetir "seja benvindo quem vier por bem") um ano à altura das pessoas que constroem pontes de entendimento entre pessoas e instituições para alcançar o bem público, um ano à altura daqueles que são voluntários, à sua escala e não interessa em que parte do mundo ou localidade (ou bairro) ou por quanto tempo durante os 12 meses, um ano à altura das pessoas cuja luz é tão intensa e constante que ilumina todos à sua volta.

Para estas pessoas não podia deixar de lhes oferecer e/ou relembrar um poema que foi inspirado em pessoas como elas, isto é, gente verdadeiramente humana e, por isso mesmo, grande, enorme...trata-se do poema "If" de Rudyard Kipling (autor do livro infantil "A Selva" e galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1907, tendo-se tornado o primeiro autor de língua inglesa a receber esta condecoração e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo).

Espero que ele vos provoque "abanões" semelhantes aos que me provocou quando o li pela primeira vez...!!!
               
                                                                   
                                          Rudyard Kipling
                                              (1865-1936)

"Se"

Se consegues manter a calma
quando à tua volta todos a perdem
e te culpam por isso.

Se consegues ter confiança em ti
quando todos duvidam de ti
e aceitas as suas dúvidas

Se consegues esperar sem te cansares por esperar
ou caluniado não responderes com calúnias
ou odiado não dares espaço ao ódio
sem porém te fazeres demasiado bom
ou falares cheio de conhecimentos

Se consegues sonhar
sem fazeres dos sonhos teus mestres

Se consegues pensar
sem fazeres dos pensamentos teus objectivos

Se consegues encontrar-te com o Triunfo e a Derrota
e tratares esses dois impostores do mesmo modo

Se consegues suportar
a escuta das verdades que dizes
distorcidas pelos que te querem ver
cair em armadilhas
ou encarar tudo aquilo pelo qual lutaste na vida
ficar destruído
e reconstruíres tudo de novo
com instrumentos gastos pelo tempo

Se consegues num único passo
arriscar tudo o que conquistaste
num lançamento de cara ou coroa,
perderes e recomeçares de novo
sem nunca suspirares palavras da tua perda.

Se consegues constringir o teu coração,
nervos e força
para te servirem na tua vez
já depois de não existirem,
e aguentares
quando já nada tens em ti
a não ser a vontade que te diz:
"Aguenta-te!"

Se consegues falar para multidões
e permaneceres com as tuas virtudes
ou andares entre reis e pobres
e agires naturalmente

Se nem inimigos
ou amigos queridos
te conseguirem ofender

Se todas as pessoas contam contigo
mas nenhuma demasiado

Se consegues preencher cada minuto
dando valor
a todos os segundos que passam

Tua é a Terra
e tudo o que nela existe
e mais ainda,
tu serás um Homem, meu filho!

sábado, 22 de dezembro de 2012

O Pai Natal verdadeiro...


Para todos os membros do Clube de Leitura e amigos dos livros, a minha prenda neste Natal é um texto de José Fanha, um senhor que com as suas barbas e ternura lembra mesmo o Pai Natal…

Para todos um Natal doce, quentinho e com tudo aquilo que realmente importa!

Amigas e amigos:

O que eu gostava mesmo era de ser o Pai Natal. O verdadeiro. O autêntico. O que desce pelas chaminés e leva uma prenda a cada menino. E, já agora, a cada adulto.

Sei que já não há chaminés por onde possa escorregar um Pai Natal que se preze. Teria de aprender outros truques para entrar na casa de cada um.

Mas havia de levar prendas daquelas que não são compradas à pressa. Nem precisam de muitos laços e fitas. Prendas com prendas dentro. Das que ficam muito tempo a fazer ninho no coração das pessoas.

Levava sorrisos. Sobretudo sorrisos. Não daqueles que se acendem a medo, de espinhela dobrada, “com licença, faz favor”. Mas sorrisos fortes como os dos homens que são capazes de olhar de frente a vida e dar a volta aos tropeços do destino.

Levava palavras. Palavras escritas devagarinho e com todas as letras. Palavras fraternas e limpas como as pedrinhas que se apanha à beira mar. Cada uma escolhida de propósito para cada pessoa.

Levava livros também. Daqueles que nos oferecem muitas horas de viagens verdadeiras, de alegria, de espanto, de maravilha, de medo, de ternura. Daqueles que nos fazem conhecer outras pessoas, com outros desejos, outras dores e outros sonhos. Livros que nos ajudam a saber que cada um de nós não é o centro do mundo e nos permitem a festa de estender pontes daqui para ali, do nosso peito para o longe do universo.

Talvez não consiga levar-vos tudo isto pessoalmente. Mas segue um abraço dado com toda a força e o desejo de muita luz neste Natal.
                      
 José Fanha


"O que a palavra Natal quis dizer..." de Ana Hatherly

O
que
a pala-
vra Natal
quis dizer é
o que continua
a querer dizer: a
celebração dum nas-
cimento. A celebração
porque um nascimento é
uma afirmação de vida, u-
ma afirmação de continuidade
de vida. O nascimento duma cri-
ança deveria ser sempre ocasião pa-
ra alegria, júbilo, confiança. Mas a pa-
lavra Natal-nascimento, que durante ge-
rações simbolizou o renascer da esperança
da salvação, hoje tem cada vez mais uma con-
trapartida excessivamente dramática, pois hoje,
quantas são as crianças cujo nascimento é símbolo
de esperança e quantas são aquelas cujo nascimento
é símbolo de miséria, decadência, abandono? Para que
nascem as crianças hoje? Quem as faz nascer? Porque as
fazem nascer? Para quê as fazem nascer? Para que mundo?
Para que destino? Para que esperança? Para que lutas? Para que
sofrimentos? A misericórdia divina precisa do apoio dos homens.
Sejamos instrutivos para os que fazem nascer as crianças sem sabe-
rem porquê e impiedosos para os que as fazem nascer para o desespe-
ro e para o terror. Se o culto do Natal é o culto da criança salvadora da es-
pécie, da sociedade e do destino dos homens, então que se cuide da criança cui-
dando do mundo para onde ela é tra-
zida, para o mundo onde ela terá de
viver, para que ela possa ser a conti-
nuada afirmação da vida e da espe-
rança. Não se pode celebrar o sím-
bolo e descurar o seu fundamento.
                                                Ana Hatherly
1971

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Comentários aos contos de Mário de Carvalho

Se, por qualquer razão, não pôde comparecer à última reunião do Clube não perca a oportunidade de se inteirar sobre alguns aspetos biográficos e profissionais de Mário de Carvalho, bem como de saber as opiniões de outros leitores acerca dos seus contos selecionados.

Mas se esteve presente na sessão "assista" agora a algumas entrevistas feitas ao escritor, a uns momentos bem-humorados, mas sempre lúcidos de Ricardo Araújo Pereira a propósito da escrita de Mário de Carvalho, ou delicie-se com trabalhos pequenitos, mas bem interessantes realizados por certos alunos.



"Receitas literárias"

Mens sana in corpore sano ("Mente sã em corpo são") - dizia o poeta romano Juvenal, apelando à prática do exercício físico a par do estímulo intelectual.

Bertolt Brecht dizia que se deveria poder fumar enquanto se via uma peça de teatro, porque isso descontraía os espectadores e colocava-os na predisposição ideal para a compreensão dos  vários sentidos implícitos da mesma.

No nosso Clube defendemos que não há como juntar os prazeres do corpo e da alma para a conversa fluir melhor e os nossos sentidos ficarem mais atentos…Assim, em todas as sessões provamos um bolinho novo e um chá enquanto trocamos opiniões e “saboreamos” as letras.

Aqui ficam as receitas destes “companheiros”:







quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Voluntários de leitura em Alcantarilha

A Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra foi o espaço escolhido para a primeira reunião do núcleo de voluntários de leitura que se pretende criar naquela freguesia no âmbito do projeto "A minha Freguesia a Ler+", o qual será apresentado publicamente na Biblioteca Municipal de Silves no próximo dia 24 de novembro, pelas 16h30.


Nesta reunião ficou ainda assente que no decurso da 1.ª quinzena de dezembro deste ano o referido grupo irá dinamizar, com o apoio de técnicos da Biblioteca Municipal, uma ronda inaugural de várias ações de animação da leitura em espaços públicos (cafés, sedes de associações, instituições privadas de solidariedade social, escolas...) e privados (domicílios onde vivem pessoas isoladas e/ou culturalmente carenciadas) da freguesia, a qual tem como objetivos fundamentais quer levar a leitura e a narração oral a vários pontos e públicos-alvo da freguesia, quer divulgar junto da população local a existência e oferta cultural proporcionada pela nova biblioteca existente na Casa do Povo.


Aqui ficam os nomes dos cúmplices que, de forma voluntária e entusiasta, já aceitaram o desafio e vão integrar este núcleo de dinamização cultural em Alcantarilha (o nosso agradecimento especial a todos eles):
Luís Ricardo | José Negrão | Afonso Fernandes | Artur Jorge | Carlos Patrício | Sofia Cabanita | Silvana Cortes | João Santos | Maria Luísa Cabrita | Maria Teresa | Célia Gomes | Verónica António | Maria José Martins | Maria da Conceição Vieira | João Barata | Vivelinda Gaspar | Ana Cristina Maia | Manuel Caetano | Ana Maria Santorio | Liliana Frieza


Venha participar neste grupo e espalhe esta mensagem! Contacte com a Casa do Povo de Alcantarilha ou com a Biblioteca Municipal de Silves e inscreva-se! Esperamos por si, porque trabalhamos para as Pessoas...

Clube de leitura em Alcantarilha

No passado dia 6 de novembro o clube de leitura da Biblioteca Municipal rumou a Alcantarilha para mais um debate e reflexão à volta dos livros, no caso alguns contos selecionados de Mário de Carvalho, mestre maior do texto breve e de uma escrita que mistura hábil e criativamente o real e a surrealidade, o experimentalismo linguístico e a ironia/nonsense, o quotidiano e o inusitado...


Mais uma vez pretendeu-se descentralizar as ações do clube e, através desta lógica itinerante, conseguir contagiar crescentemente outros potenciais interessados (de outras freguesias que não apenas a de Silves) na promoção alargada do livro e da leitura junto das comunidades locais.


A animada sessão decorreu na Casa do Povo de Alcantarilha e contou também com a presença de vários apaixonados da Cultura e das Letras residentes na freguesia, que vieram conhecer, pela primeira vez, o formato e ambiente de um clube de leitura. Houve ainda tempo para os já habituais chás e bolinhos...

E houve até tempo para um harmonioso (e inesperado) momento de música coral polifónica, com que a Ana Cristina Maia, a Maria Luísa Cabrita, a Vivelinda Gaspar e o Afonso (dinamizadores culturais da freguesia) nos prendaram. Obrigado a todos pelo bonito gesto!


Foi ainda uma oportunidade para, na presença do Sr. Jorge Silva, Vereador do Pelouro da Cultura do Município de Silves, ser apresentado informalmente o projeto "A minha Freguesia a Ler+" e sensibilizar-se os presentes para a criação quer de um núcleo local de voluntários de leitura que possa intervir regularmente na comunidade alcantarilhense, quer de um clube de leitura associado.


Obrigado a todos os que participaram! Queremos aumentar ainda mais esta onda de entusiasmo e de dinamismo! Tragam outro amigo também...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encontro em Alcantarilha (alteração de horário)

O encontro do Clube de Leitura que se vai realizar na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha no dia 6 de novembro próximo sofreu uma alteração de horário, de forma a permitir que mais interessados da freguesia possam assistir à sessão.
Assim, o encontro-tertúlia vai realizar-se pelas 21h00 (e não às 19h00, como foi inicialmente publicitado).

Recorde-se que esta sessão está aberta a toda a comunidade alcantarilhense e que um dos seus objetivos passa pela sensibilização e mobilização de cidadãos locais interessados em integrar um núcleo de voluntários de leitura que possa dinamizar futuramente atividades nas áreas da leitura e literacia junto da população da freguesia, desde os mais novos ao público sénior, com o apoio da Biblioteca Municipal de Silves, no âmbito de um projeto mais ambicioso que vai ser lançado oficialmente a 24 de novembro.

Esperamos por vós, porque nos preocupamos com o que mais importa: as Pessoas.

Até sempre, Maria...

A notícia que hoje divulgamos é a mais triste que uma biblioteca e uma pessoa podem receber…sim, o falecimento de um(a) colega, neste caso da colega e amiga Maria, no passado dia 21. Dado que a maior parte dos leitores a conhecia, muitos até por "Zéa" ou "Maria Lua" (nome de contadora de histórias), resolvemos partilhar convosco os textos que eu e o Paulo escrevemos e lemos no funeral.

Não diremos que é a nossa última homenagem, pois ela permanecerá no nosso coração, memória e em todas as sessões de promoção de leitura que fizermos doravante, mas antes testemunhos de quem sente que a conheceu genuinamente e quer recordá-la ao longo de toda a sua vida.

Se algum(a) de vós desejar partilhar algumas palavras sobre esta nossa "fada-bruxa", basta enviar-nos por mail (biblioteca@cm-silves.pt) e nós acrescentaremos aos nossos.

Aqui ficam, então, as palavras do Paulo, as minhas (que incluem alguns textos do livro, ainda manuscrito, que a Maria nos deixou sobre o filho, a mãe, o marido e os amigos) e as do leitor e escritor Aurélio Cabrita.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Clube de Leitura em Alcantarilha

É já no próximo dia 6 de novembro (3.ª feira), pelas 21h00, que o Clube de Leitura se reunirá na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha para discutir alguns contos selecionados de Mário de Carvalho.
Esta será uma segunda edição do Clube de Leitura fora de portas, uma vez que o primeiro movimento de deslocalização da Biblioteca teve lugar em julho, aquando da visita à Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines.


Num ambiente informal de discussão das leituras feitas, e sempre acompanhado de chá e bolinho (juntando, assim, os prazeres do corpo e da alma), não faltarão também os momentos para sugestões, convites e desafios feitos quer pelos vários membros, quer pela coordenadora do grupo, ou a leitura dos comentários dos "leitores à distância", que integram e participam no Clube, enviando as suas opiniões por mail.
Solicite os contos em discussão na receção da Biblioteca Municipal ou na biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, ou venha simplesmente assistir a uma sessão, mas não deixe de experimentar o convívio com este grupo informal de leitores que não abdica do prazer da partilha literária.

Esta sessão também servirá de pretexto para cativar e juntar residentes de Alcantarilha que estejam interessados em integrar um grupo local de voluntários da leitura que se pretende criar naquela freguesia no âmbito do projeto “A minha Freguesia a LER+”, o qual vai ser lançado em novembro pela Biblioteca Municipal em colaboração com as várias freguesias do concelho de Silves.

Mime-se e guarde um tempinho para si... Leia! E saiba por que não pode faltar a este encontro através do cartaz em anexo.

Os nossos melhores votos de leituras cheias de saber e sabor!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Leitores à distância

Para quem, por qualquer motivo (doença incapacitante, morada distante, dificuldades de transporte, etc.), não possa frequentar as sessões do Clube na Biblioteca Municipal, mas não abdica da leitura que o(a) enriquece de saber e sabor, propomos que adira a este formato inovador de leitura em grupo que passa pela partilha de opiniões com recurso à internet e vídeo-conferência, permitindo o “encontro” com aqueles que habitualmente se deslocam às sessões do Clube na Biblioteca Municipal.


Como funciona o regime de “leitores à distância”?
O leitor interessado em integrar o grupo neste regime deve inscrever-se no Clube de Leitura, através do envio de um mail para a coordenadora do clube (Sónia Pereira), manifestando essa vontade e indicando a sua morada: biblioteca@cm-silves.pt

A partir deste momento, o leitor usufruirá dos direitos de qualquer membro do clube (como a participação na seleção das leituras a fazer, partilha de sugestões sobre novos formatos de realização do Clube a adotar, bem como de convites e desafios ao grupo, etc.) e terá apenas de se comprometer a enviar a sua opinião acerca das leituras mensais em debate, de forma a que possamos partilhá-la no dia da sessão (sempre na primeira 3.ª feira de cada mês) e no blogue do grupo.

O leitor à distância, se dispuser de condições técnicas e assim o desejar, pode, ainda, participar na sessão do Clube, em tempo real, através de vídeo-conferência.

Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

Porque para nós não importa a distância...

domingo, 23 de setembro de 2012

O que já lemos [rota de leituras]

Em novembro de 2011 nasceu este clube de leitura, iniciando-se depois a leitura de obras em abril deste ano. Foi assim que a nossa estrada começou...

No lado direito deste blogue podem aceder a info mais detalhada (sinopses, excertos, comentários dos membros do clube e da coordenadora, sugestões de leitura relacionadas [diálogos intertextuais] e links interessantes) sobre cada uma destas obras.

O Estrangeiro ou a estética do absurdo

A rapariga que roubava livros ou as palavras que matam e salvam...

Gente singular ou o retrato da estranheza do povo português

 A Voz dos Deuses ou a construção de um herói

Contos de Clarice Lispector ou uma escrita genuinamente psicológica

Certidão de nascimento

Aos 23 de setembro do ano de 2012 o clube de leitura da Biblioteca Municipal de Silves deu à luz o seu blogue...