Como em qualquer festa literária a que os Clubes de Leitura já se habituaram não pôde faltar a literatura (em forma de verso ou prosa) e os bolinhos, mas desta feita ouvimos também a literatura transformada em música e depoimentos de quem viveu situações muito especiais por causa dos Livros e da Liberdade...
Uma porta aberta da Biblioteca Municipal de Silves para as atividades, sugestões e opiniões de vários grupos informais de amantes da leitura, que querem partilhar com a comunidade o seu amor pelos livros...
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Boutique de Livros (foto-reportagem 1)
Aventuras e desafios literários no mercado municipal
Soltaram-se os nossos livros e as nossas palavras ao encontro de mais leitores… dos mais velhos aos mais novos, dos mais cépticos aos leitores habituais e até aos meros viajantes estrangeiros de autocarros turísticos…
Encontrámos Velhos do Restelo, mas também verdadeiros bibliófilos que ali fizeram promessas de ofertas e doações de livros à Biblioteca Municipal e de inscrição como leitores.
Além de estimulante prazer recordámos que as Bibliotecas deveriam ser um direito de qualquer ser humano, em qualquer época e parte do mundo, e que em 2012 foram encerradas 200 bibliotecas em Inglaterra e diariamente fecham bibliotecas nos EUA (pelo que a extraordinária obra “História universal da destruição dos livros”, de Fernando Baez, infelizmente já tem de ser revista…), o que só nos deverá levar a valorizar e utilizar com uma “…violentíssima ternura” (Pedro Barroso) estas modernas, bem equipadas e luminosas instituições de informação, lazer e auto-educação tão sonhadas e defendidas pela UNESCO após a II Guerra Mundial.
Para cada leitor sugerimos um livro… pelo menos para começar…
Programa da Boutique de Livros: 1.º Encontro Concelhio de Clubes de Leitura
Há situações que apenas nos reafirmam que “Enquanto houver estrada para andar/a gente vai continuar…” (Jorge Palma) e, por isso, OBRIGADA A TODOS OS PARTICIPANTES por terem comemorado connosco neste dia, simultaneamente, o Dia Mundial do Livro e Dia de Aniversário da Biblioteca (dia 23 de Abril) e o dia 25 de Abril neste 1.º Encontro Concelhio de Clubes de Leitura.
Recordamos aqui o programa deste dia a repetir...
PROGRAMA
. Das 09h00 às 13h00 - presença no mercado, numa banca ao lado do pão, com uma mostra de livros, que resulta da sugestão de cada membro dos vários clubes de um livro da sua preferência. Aproveitaremos a azáfama das compras ao sábado de manhã, que agita os silvenses, para um momento individual e personalizado de promoção de leitura feito por cada “vendedor dos produtos literários”.
. Das 13h30 às 15h30 - almoço convívio e de despedida da Myléne no restaurante Valdemar;
. Das 16h00 às 18h30 - Boutique de Livros: 1.º Encontro Concelhio de Clubes de Leitura propriamente dito - que contará com vários momentos:
- Leitura das 5 linhas, escritas por cada membro dos vários Clubes de Leitura, sobre a obra que seleccionou. Desta forma, todos os membros do Clube de Leitura ficarão a conhecer um pouco do livro e do autor que os outros membros escolheram, promovendo-se desta forma o empréstimo domiciliário e/ou entre leitores;
- Momento poético-musical de homenagem aos livros e à Revolução dos Cravos, com o convidado especial Francisco Leal e os leitores e músicos José Paulo Vieira (Clube de Leitura da BMSILVES) e Vivelinda (Clube de Leitura da Biblioteca da Casa do Povo e Alcantarilha) e Daniel Fonseca (amigo de todos);
- Encerramento da sessão com um pequeno lanche com salgados, bolos e bebidas trazidos pelos vários membros dos Clubes.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
BOUTIQUE DE LIVROS - 1º. Encontro Concelhio de Clubes de Leitura
No dia 20 de abril (sábado), pelas 15h00, realizaremos um 1º. encontro de todos os clubes de leitura do concelho de Silves, e que são os seguintes:
- Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Silves;
- Clube de Leitura da Casa do Povo de Alcantarilha e Armação de Pêra;
- Clube de Leitura Feminino da Comunidade Estrangeira;
- Clube de Leitura Sénior da Comunidade Estrangeira.
Na festa onde notas e moedas não são convidados, apelamos apenas à imaginação individual e do grupo para a Boutique dos Livros, uma atividade misteriosa que invadirá as prateleiras da sua casa, recolherá talvez os livros que emprestou, permitir-lhe-á namorar muitas obras, render-se a um amor antigo ou apaixonar-se pela primeira vez por um novo tipo de livros...
Agradecemos, ainda, a participação especial do leitor, amigo e cúmplice Francisco Leal, que ajudará a fazer o cruzamento da Música com a Literatura e, assim, comemorar o Dia Mundial do Livro e Dia de Aniversário da Biblioteca (23 de abril) e a Revolução dos Cravos.
Membro ou não de algum Clube esperamos por si...
No dia 8 de abril há Clube na Casa do Povo de Alcantarilha e Armação de Pêra
O Clube de Leitura da Casa do Povo de Alcantrilha e Armação de Pêra reunir-se-á, no dia 8 de abril pelas 21h00, para discutir "Firmin", de Sam Savage.
O autor que se estreou aos 65 anos após ter lecionado Filosofia na Universidade de Yale e ter trabalhado como mecânico de bicicletas, carpinteiro, pescador e impressor tipográfico recebeu uma enorme recetividade por parte dos leitores nos E.U.A, Brasil e Itália.
A jornalista e escritora espanhola Rosa Montero referiu, a própósito desta obra, que "Firmin foi um acontecimento na minha vida de leitora, um desses raros encontros com uma personagem inesquecível. Original, com graça e profundamente comovedora, esta aguda fábula sobre a condição humana é um tiro no coração".
Amanhã há Clube
Após uma incursão no território rural e citadino nacional com José Luís Peixoto, amanhã pelas 19h00, o Clube volta a reunir-se para dar quase a volta ao mundo e explorar uma cultura de sabedoria milenar, através de Gao Xingjian (04-01-1940), novelista, dramaturgo, tradutor e crítico literário francês de origem chinesa, além de pintor nas horas que lhe sobram.
Laureado com o prémio Nobel em 2000 por "uma obra de valor universal, de uma lucidez amarga e uma ingenuidade linguística que abriram novos caminhos para o romance e teatro chineses", os contos que leremos deste escritor são os seguintes: "O acidente" e "Uma cana de pesca para o meu avô" (ambos da obra com este mesmo título).
Venha e traga um amigo também!
segunda-feira, 4 de março de 2013
Amanhã há Clube!
Depois de uma pausa na atividade, o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal volta a reunir-se amanhã (dia 5 de março), pelas 19h00, na Biblioteca para debater alguns contos selecionados do escritor José Luís Peixoto.
Haverá bolo e chá (como já é habitual), mas, sobretudo, uma amena cavaqueira à volta dos livros e da partilha de experiências de leitura.
Uma novidade em primeira mão: criámos um grupo novo no facebook a que todos podem aderir e partilhar. Liguem-se em: http://www.facebook.com/#!/groups/427477857330303/
Este será um novo espaço online de todos aqueles que não vivem sem livros e do Clube de Leitura, pelo que aceita-se a publicação de fotos ligadas a este vício, fotos das sessões do Clube, bem como opiniões acerca dos livros que andam a desassossegar positivamente os seus membros, sugestões de eventos acerca da arte literária, etc.
Esperamos por vós...
Haverá bolo e chá (como já é habitual), mas, sobretudo, uma amena cavaqueira à volta dos livros e da partilha de experiências de leitura.
Uma novidade em primeira mão: criámos um grupo novo no facebook a que todos podem aderir e partilhar. Liguem-se em: http://www.facebook.com/#!/groups/427477857330303/
Este será um novo espaço online de todos aqueles que não vivem sem livros e do Clube de Leitura, pelo que aceita-se a publicação de fotos ligadas a este vício, fotos das sessões do Clube, bem como opiniões acerca dos livros que andam a desassossegar positivamente os seus membros, sugestões de eventos acerca da arte literária, etc.
Esperamos por vós...
Subscrever:
Mensagens (Atom)






