sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Jantar e leituras de Natal

O Natal chegará mais cedo para os membros dos Clubes de Leitura com o encontro do dia 13 de Dezembro…


Neste dia, o plano da festa é o seguinte:

- às 18h30 encontramo-nos à porta da Farmácia João de Deus, em Silves. A partir desta hora e até às 20h30 “distribuiremos” poemas, pequenos contos, anedotas e adivinhas pelos cafés e restaurantes da cidade. Propomos alguns textos a que poderá aceder aqui, mas terá toda a liberdade para escolher qualquer outro que lhe pareça adequado a esta época festiva;

- às 20h30 reunimo-nos na Pastelaria Sésamo (em frente à Farmácia João de Deus) para a “ceia de Natal” antecipada com estas duas grandes famílias leitoras. O menu é segredo, podendo apenas antecipar-se que é extraído da obra “Receitas Literárias de Natal”, da editora 101 Noites, e confeccionada com todo o carinho pela equipa da Pastelaria acima mencionada.

AGUARDAMOS A CONFIRMAÇÃO DA SUA PRESENÇA NO JANTAR ATÉ AO DIA 29 DE NOVEMBRO para o seguinte mail: sonia.pereira@cm-silves.pt

Até Dezembro, aqui ficam os nossos melhores votos de leituras quentinhas e boas!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Natal em Dezembro?

Sim e não. Sim, é um dado factual, pelo menos no mundo católico, mas não, porque depois de lermos o imperdível poema “Natal e não Dezembro”, de David Mourão-Ferreira, sentimos mais profundamente por que estas duas palavras são, afinal, tão dissonantes.


Dedicadas as próximas sessões dos Clubes de Leitura a esta época festiva, consulte aqui a lista dos títulos disponíveis na (sua) Biblioteca Municipal com antologias, livros de humor, livros (ditos para) crianças e outras curiosidades.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Romances históricos em Novembro

A História continua a prender a nossa atenção!!! Talvez porque de algumas obras solta-se o cheiro das especiarias dos Descobrimentos, de outros fascina-nos a forte confiança que animou o Homem, impelindo-o a descobertas científicas extraordinárias e a experimentações artísticas de beleza humanista perfeitamente únicas!

E talvez, ainda, porque há personagens que atravessam os séculos com a sua vida rica, audaz e sábia e ficam na memória de todos ou, pelo contrário, porque há figuras que ficaram submersas pela fama de outras que, injustamente, as ocultaram e urge conhecer!

Por todas estas razões, desejamos a todos os nossos melhores votos de leituras com tempo!

Espreite as leituras já feitas sobre este tema aqui

Foi assim em Alcantarilha …





terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ilustrações de "Cartas Portuguesas" de Mariana Alcoforado por Rosália Lourenço


Queremos aqui agradecer muitíssimo à leitora Rosália L. que nos enviou o seu fabuloso e muito poético trabalho de ilustração acerca da obra “Cartas Portuguesas” da freira Mariana Alcoforado e que inspirou as “Novas Cartas Portuguesas” das Três Marias (como ficaram conhecidas Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno), que lemos há já algum tempo. 

Interessantíssimo será, pois, a par da leitura de cada carta interpretarmos a sua respectiva ilustração, pelo que fica aqui o desafio lançado para quem na altura não teve oportunidade de ler este livro ou para aqueles que queiram relê-lo.

Boas leituras e fruições artísticas aqui

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

HOMENAGEM À MARIA LUA

No dia 21 passou exactamente um ano desde que a família, amigos, a Biblioteca Municipal e Silves perderam fisicamente Maria Santos (mais conhecida como “Maria Lua”). Pela paixão, entusiasmo, dedicação e abnegação que ela colocou em tudo o que fazia para contagiar miúdos e graúdos em prol dos livros, da leitura, da poesia, da cultura, da cidadania, e, sobretudo, da alimentação e preservação – tão prementes agora como dantes – do sonho, do desassossego, da imaginação e da criatividade, a Biblioteca Municipal de Silves evocou-a (e continuará a fazê-lo) num ambiente informal, intimista e aconchegante, bem ao jeito do gosto da homenageada.








Fazemos questão de recordar aqui (e respondendo também a vários pedidos que nos fizeram de que a homenagem à nossa amiga e colega Maria Lua tivesse também expressão digital) alguns momentos, imagens, vídeos e textos que foram lidos nesta sessão realizada na Biblioteca Municipal, no dia passado dia 21, pelas 21h00. Nela houve leituras de textos pelos seus próprios autores e outros que nos foram enviados por mail por ex-alunos da NModels, amigos e familiares. A todos os presentes e que através do seu testemunho (poema, canção ou outra mensagem; ou simplesmente com a sua presença), àqueles que se fizeram sentir presentes através dos seus mails e, ainda, àqueles que não podendo estar fisicamente presentes estiveram-no emocionalmente o nosso muito obrigada.

Ao prepararmos a homenagem tivemos receio de que ela pudesse tornar-se num momento pesaroso e cinzento. Contudo, depois lembrámo-nos de que a Maria, por vezes, repetia que “As palavras sufocadas apodrecem-nos” e, por outro lado, recordámo-nos dos seus ensinamentos de que o ser humano devia aceitar-se tal qual como era para depois poder trabalhar-se, libertar-se e voar, tendo sempre consciência de que a vida é multicolor. Por isso, o que desejámos a todos foi que esta iniciativa nos fizesse dar mais um passo no processo de luto que é sempre longo e doloroso, mas que nos relembrasse, sobretudo, que a Maria apreendia o que de melhor tinha cada familiar, cada amigo, cada aluno, colega e leitor e que, à semelhança do que ela fez e sonhou, nos sentíssemos inspirados e criativos para ABRAÇAR A VIDA!

Para (re)ler alguns textos  clique aqui

terça-feira, 24 de setembro de 2013

ROMANCES HISTÓRICOS em outubro

O próximo mês será dedicado a uma viagem ao passado com romances históricos que o(a) farão (re)descobrir outros usos, leis, gastronomia, sistemas económico-políticos e, sobretudo, mentalidades. 

Aceda à lista de alguns romances históricos seleccionados de entre o fundo documental da Biblioteca Municipal e agrupados segundo diferentes épocas e países aqui.

AMOR em Setembro...

No mês de setembro, as sessões dos Clubes de Leitura (da BMS e da Biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha e Armação de Pêra- BCPAAP) revistaram o Amor em várias épocas, concluindo apenas que "A medida do amor é amar sem medida" (Santo Agostinho) e que "A arte de amar é exactamente a de ser poeta" (Cecília Meireles)  …

As várias facetas, componentes, desafios e tipos de amor foram “experimentados” por quem leu obras como:

- D'este Viver Aqui Neste Papel Descripto: cartas da guerra de António Lobo Antunes
- Quem ama não dorme de Robert Schneider
- O amante de Marguerite Duras
- O animal moribundo de Philip Roth
- O amor nos tempos de cólera de Gabriel García Márquez
- O gato malhado e a andorinha Sinhá: uma história de amor de Jorge Amado
- O espantalho enamorado de Guido Visconti
- O amor é fodido de Miguel Esteves Cardoso
- Mentes treinadas, mentes brilhantes de Augusto Cury
- Cartas a Anaïs Nin de Henry Miller

Aqui ficam algumas fotos destes encontros de “fazer ninho no coração”…

no Clube de Leitura da BMS




e no Clube de Leitura da BCPAAP




terça-feira, 30 de julho de 2013

FEIRA DO LIVRO EM ARMAÇÃO DE PÊRA

Durante cerca de quase mês e meio, os silvenses têm a oportunidade de namorar de perto livros pelos quais anseiam há muito, comprar obras por preço que nem imaginariam e actualizar-se em relação a vários assuntos com esta grande Feira a decorrer em Armação de Pêra, levando-nos a acreditar no poema de Henrique Barreto Nunes, grande bibliotecário deste país.

“Vá à Feira do Livro, às livrarias, às bibliotecas que emprestam livros e traga um livro.
Leve o livro para casa.
Leve o livro para a cama.
É sempre uma boa companhia. Quando lê, nunca está sozinho.
Mas primeiro dispa-o cuidadosamente do papel ou do saco de plástico que o envolve.
Depois, pode demorar-se a apreciar a encadernação, acariciar a lombada, abri-lo lentamente, folheá-lo devagarinho até encontrar uma ilustração mais interessante, pode voltar ao princípio, começar a lê-lo sem presas, entusiasmar-se e mesmo acabar de repente, com sofreguidão

E pode começar de novo de uma maneira ou de outra. Um livro tem sempre algo de diferente a revelar, às vezes custa é descobri-lo.
Pode voltar a pegar-lhe no dia seguinte, todos os dias, até se cansar, que ele permanece sempre a seu lado.

Não precisa de fazer uma leitura segura: não é necessário pôr-lhe uma capa plástica para o proteger. As suas mãos podem sentir-lhe a textura, a suavidade, a qualidade do papel, o cheiro da tinta e o pior que pode acontecer-lhe é ficar seduzido para sempre.

Pode lê-lo em qualquer posição, de trás para a frente, de frente para trás ou mesmo começar pelo meio. O livro está sempre disponível para se entregar a quem o ama.

Talvez seja mesmo o primeiro a tê-lo, e então haja com mil cuidados, porque vai querer saborear esse momento raro de colher as primícias do seu conteúdo.

E também há-de querer lê-lo mais vezes.
Leve um livro para a cama.
Ler, às vezes, é quase tão bom como fazer amor.
Leve um livro para a cama, hoje, amanhã, sempre.”

Para mais informações sobre a calendarização e horário da feira aceda aqui 


terça-feira, 11 de junho de 2013

Livros sobre o Amor

O AMOR será o tema dos Clubes de Leituras de Silves e Alcantarilha e Armação de Pêra, nos dias 9 e 10 de Julho, respectivamente, e se este é o tema mais glosado de sempre da literatura universal fácil não é a tarefa de escolher um livro sobre ele…

Além desta dificuldade de escolha intrínseca inerente ao tema, e não o querendo deixar ainda mais indeciso(a), mas oferecendo-lhe a possibilidade de revisitar o amor através de uma panóplia de perspectivas, além da literária, "convidámos também a psicologia, psiquiatria, sociologia, filosofia, literatura infanto-juvenil, relações entre sexos e jornalismo para esta sessão". A lista referida encontra-se disponível aqui
De certeza que haverá pelo menos um livro que tem a sua cara ou que prende o seu coração… ame-o e depois partilhe connosco essa experiência!

Votos de leituras do coração!

domingo, 9 de junho de 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013

sexta-feira, 17 de maio de 2013

3 v (Venham as Viagens de Verão) ou o impulso da Literatura de Viagens


Depois de termos votado e eleito sempre tudo democraticamente, já lemos:
5 romances e;
- contos de 5 autores diferentes, passando agora a ler sobre
- 5 "temas" diferentes, nomeadamente:

-literatura de viagens;
- amor;
- romance histórico;
- ficção científica e
- poesia.

Esta é a oportunidade para ficarmos a conhecer muitas mais obras e escritores e dedicarmo-nos, em muitos casos, à (re)descoberta de um certo texto que tendia a escapar-nos por qualquer razão…

Requisitado na Biblioteca (e para ver a lista dos títulos de que dispomos aceda aqui ou levante-a na recepção desta grande casa dos livros), retirado da sua estante, emprestado ou comprado, e independentemente do seu género literário (romance, crónica, novela, conto, poesia ou teatro), o que verdadeiramente importa é viajar através dos livros.

Atreva-se a levantar voo connosco!

Na última sessão do Clube…


Todas as sessões do Clube são únicas, embora sempre pelas mais diversas razões…ou pela discussão sobre a obra que se alicerça em referências históricas familiares aos leitores, pelos sentidos implícitos que o texto deixa a vogar nas cabeças de todos, pela alusão a outro livro que versa sobre o mesmo tema ou faz uso da mesma técnica de escrita ou, ainda, por uma razão bem mais afectiva e que se prende com a alegria de ver chegar um leitor que já não pode vir a todas as sessões porque entrou para a Universidade, por ex.

Mas esta última foi realmente surpreendente, uma vez que comentámos aquela que foi considerada por todos a de mais difícil leitura (falamos, pois, de Novas Cartas Portuguesas das “Três Marias”, e que implicava também a leitura de Cartas Portuguesas de Mariana Alcoforado), mas que gerou um debate controverso, desafiador, mas sempre com notas e intertextualidades humorísticas à mistura acerca do feminismo [sua emergência, (eventual) justificação nos nossos dias e a teoria queer] com a especial presença de uma turma de adultos da Escola Secundária de Silves e as professoras Alice Alves e Esmeralda Lopes.

OBRIGADA a todos por nos enriquecerem com as suas opiniões e tornarem as nossas sessões ainda mais vivas!

Aqui ficam fotos de alguns desses momentos…








domingo, 5 de maio de 2013

Terça-feira (dia 7 de Maio) há Clube!

E neste dia discutiremos aquela que foi, talvez, a obra mais polémica de todas as que foram censuradas no nosso país pela ditadura salazarista e que foi apreendida logo nos 3 dias que se seguiram à sua publicação.


Conhecida como a obra das três Marias, este livro valeu às autoras um processo judicial por ser considerada de “…conteúdo insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública”, mas também o apoio internacional por parte de intelectuais e escritores como Simone de Beauvoir, Marguerite Duras, Doris Lessing, Iris Murdoch, Christiane Rochefort ou Stephen Spender.

A partir de “Cartas Portuguesas” de Mariana Alcoforado (séc. XVII), mais uma vez as autoras desafiam, de formas diversas, e com uma forte dimensão política, os papéis sociais e sexuais esperados das mulheres.

sábado, 4 de maio de 2013

Boutique de Livros (sugestões de leitura)

Leia porque gosta do autor sugerido, porque o seu gosto até costuma acompanhar o do(a) colega ou porque simplesmente o comentário que leu o(a) deixou curioso(a)…

Aqui partilhamos a lista das obras que marcaram alguns dos membros dos vários Clubes de Leitura, cujas opiniões pessoais sobre esses livros podem ser lidas aqui:

. A menina dança? de Rita Ferro, por Ana Santório
. Inéditos de António Aleixo, por José Paulo Vieira
. Anna Karénina de Tolstoi, por Lúcia Mendonça
. Cem anos de solidão de Gabriel García Marquez, por Ana Paula Baptista
. Nos mares do fim do mundo de Bernardo Santareno, por Lúcia Cabrita
. A Caverna de José Saramago, por Jacqueline
. O Físico Prodigioso de Jorge de Sena, por Paula Torres
. Ano Sabático de João Tordo, por Carlos Reis
. Myra de Maria Velho da Costa, por Vânia Dias
. O Velho e o Mar de Ernest Hemingway, por Luís Ricardo
. Admirável mundo novo de Aldous Huxley, por Fábio Ramos
. A espuma dos dias de Boris Vian, por Mylène Contival
. Paula de Isabel Allende, por Isabel Costa
. Os Escritos Secretos de Sebastian Barry, por Mary Cave
. As velas ardem até ao fim de Sandór Márai, por Luísa Duarte
. Eu espero de Davide Cali, por Sónia Pereira
. Abril despedaçado de Ismail Kadaré, por Maria José Mackaaij

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Boutique de Livros (foto-reportagem 2)

A festa dos livros na Biblioteca Municipal...

Como em qualquer festa literária a que os Clubes de Leitura já se habituaram não pôde faltar a literatura (em forma de verso ou prosa) e os bolinhos, mas desta feita ouvimos também a literatura transformada em música e depoimentos de quem viveu situações muito especiais por causa dos Livros e da Liberdade...











Boutique de Livros (foto-reportagem 1)

Aventuras e desafios literários no mercado municipal

Soltaram-se os nossos livros e as nossas palavras ao encontro de mais leitores… dos mais velhos aos mais novos, dos mais cépticos aos leitores habituais e até aos meros viajantes estrangeiros de autocarros turísticos…

Encontrámos Velhos do Restelo, mas também verdadeiros bibliófilos que ali fizeram promessas de ofertas e doações de livros à Biblioteca Municipal e de inscrição como leitores.

Além de estimulante prazer recordámos que as Bibliotecas deveriam ser um direito de qualquer ser humano, em qualquer época e parte do mundo, e que em 2012 foram encerradas 200 bibliotecas em Inglaterra e diariamente fecham bibliotecas nos EUA (pelo que a extraordinária obra “História universal da destruição dos livros”, de Fernando Baez, infelizmente já tem de ser revista…), o que só nos deverá levar a valorizar e utilizar com uma “…violentíssima ternura” (Pedro Barroso) estas modernas, bem equipadas e luminosas instituições de informação, lazer e auto-educação tão sonhadas e defendidas pela UNESCO após a II Guerra Mundial.

Para cada leitor sugerimos um livro… pelo menos para começar…

A manhã no mercado...











Programa da Boutique de Livros: 1.º Encontro Concelhio de Clubes de Leitura

Há situações que apenas nos reafirmam que “Enquanto houver estrada para andar/a gente vai continuar…” (Jorge Palma) e, por isso, OBRIGADA A TODOS OS PARTICIPANTES por terem comemorado connosco neste dia, simultaneamente, o Dia Mundial do Livro e Dia de Aniversário da Biblioteca (dia 23 de Abril) e o dia 25 de Abril neste 1.º Encontro Concelhio de Clubes de Leitura.

Recordamos aqui o programa deste dia a repetir...

PROGRAMA
. Das 09h00 às 13h00 - presença no mercado, numa banca ao lado do pão, com uma mostra de livros, que resulta da sugestão de cada membro dos vários clubes de um livro da sua preferência. Aproveitaremos a azáfama das compras ao sábado de manhã, que agita os silvenses, para um momento individual e personalizado de promoção de leitura feito por cada “vendedor dos produtos literários”.

. Das 13h30 às 15h30 - almoço convívio e de despedida da Myléne no restaurante Valdemar;

. Das 16h00 às 18h30 - Boutique de Livros: 1.º Encontro Concelhio de Clubes de Leitura propriamente dito - que contará com vários momentos:

-  Leitura das 5 linhas, escritas por cada membro dos vários Clubes de Leitura, sobre a obra que seleccionou. Desta forma, todos os membros do Clube de Leitura ficarão a conhecer um pouco do livro e do autor que os outros membros escolheram, promovendo-se desta forma o empréstimo domiciliário e/ou entre leitores;

- Momento poético-musical de homenagem aos livros e à Revolução dos Cravos, com o convidado especial Francisco Leal e os leitores e músicos José Paulo Vieira (Clube de Leitura da BMSILVES) e Vivelinda (Clube de Leitura da Biblioteca da Casa do Povo e Alcantarilha) e Daniel Fonseca (amigo de todos);

- Encerramento da sessão com um pequeno lanche com salgados, bolos e bebidas trazidos pelos vários membros dos Clubes.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

BOUTIQUE DE LIVROS - 1º. Encontro Concelhio de Clubes de Leitura

No dia 20 de abril (sábado), pelas 15h00, realizaremos um 1º. encontro de todos os clubes de leitura do concelho de Silves, e que são os seguintes:
- Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Silves;
- Clube de Leitura da Casa do Povo de Alcantarilha e Armação de Pêra;
- Clube de Leitura Feminino da Comunidade Estrangeira;
- Clube de Leitura Sénior da Comunidade Estrangeira.



A todos agradecemos, desde já, a sua participação e convocamos para uma reunião preparatória do evento no dia 5 de abril (sexta-feira), pelas 17h30.

Na festa onde notas e moedas não são convidados,  apelamos apenas à imaginação individual e do grupo para a Boutique dos Livros, uma atividade misteriosa que invadirá as prateleiras da sua casa, recolherá talvez os livros que emprestou, permitir-lhe-á namorar muitas obras, render-se a um amor antigo ou apaixonar-se pela primeira vez por um novo tipo de livros...

Agradecemos, ainda, a participação especial do leitor, amigo e cúmplice Francisco Leal, que ajudará a fazer o cruzamento da Música com a Literatura e, assim, comemorar o Dia Mundial do Livro e Dia de Aniversário da Biblioteca (23 de abril) e a Revolução dos Cravos.

Membro ou não de algum Clube esperamos por si...

No dia 8 de abril há Clube na Casa do Povo de Alcantarilha e Armação de Pêra

O Clube de Leitura da Casa do Povo de Alcantrilha e Armação de Pêra reunir-se-á, no dia 8 de abril pelas 21h00, para discutir "Firmin", de Sam Savage.



O autor que se estreou aos 65 anos após ter lecionado Filosofia na Universidade de Yale e ter trabalhado como mecânico de bicicletas, carpinteiro, pescador e impressor tipográfico recebeu uma enorme recetividade por parte dos leitores nos E.U.A, Brasil e Itália.

A jornalista e escritora espanhola Rosa Montero referiu, a própósito desta obra, que "Firmin foi um acontecimento na minha vida de leitora, um desses raros encontros com uma personagem inesquecível. Original, com graça e profundamente comovedora, esta aguda fábula sobre a condição humana é um tiro no coração".