sábado, 1 de março de 2014

Literatura e Política

Dedicados os meses de Janeiro e Fevereiro ao tema sempre quente e cada vez mais premente da Literatura e Política, acesas foram as discussões sobre a democracia no nosso país, as suas deformações, (desejadas) transformações, limites da liberdade, velhas e novas formas de manipulação da verdade e veículos de luta contra a corrupção, entre outros aspectos.






Emoções, memórias e desejos vieram à tona e livros e poemas foram “defendidos” de forma tão intensa e lidos tão bem em voz alta que estas sessões ficaram, de facto, no baú dos tesouros do Clube!

Para (re)lerem os comentários a algumas destas obras e terem acesso a poemas como:
- Liberdade de Paul Éluard;
- Com que então libertos, hein? de Jorge de Sena;
- Com fúria e raiva de Sophia de Mello Breyner Andresen;
- Democracicia de Alberto Pimenta;
- Os ninguéns de Eduardo Galeano;
- Como eu não me importei com ninguém de Bertolt Brecht;
- O Analfabeto Político de Bertolt Brecht

clique aqui

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

E que em 2014…


tenhamos todos razões para festejar mais, que haja mais edições paperback para o livro poder invadir mais lares e ser realmente companheiro de todos os momentos, que não diminuam a percentagem já ínfima e vergonhosa de 10% dos direitos de  autor dos escritores da (dita) literatura infanto-juvenil no nosso país, que haja mais editores com sentido estético e coluna ética inquebrantável como a Maria do Rosário Pedreira, que mais leitores integrem o grupo da Rede Concelhia de Clubes de Leitura de Silves e possamos fazer mais passeios literários e, sobretudo, crescer em conjunto a par do quanto nos aumenta cada livro e cada autor!

E porque há que pensar o presente (fruto inevitável de um passado, seja ele mais transparente, mitificado ou encoberto) para construir um futuro mais sustentável e harmonioso, o tema da primeira sessão do ano é a relação entre Literatura e Política.

Aceda à lista que a sua Biblioteca Municipal tem para si aqui

BOAS ENTRADAS E UM ANO NOVO COM MAIS ESPERANÇA E SORRISOS!

Ajuda (a)o Pai Natal!


No dia 13 de Dezembro, entre as 18h30 e as 20h30, a Rede Concelhia de Clubes de Leitura distribuiu algumas prendinhas literárias pelo comércio da cidade de Silves (loja do sr. Baião, Marisqueira Rui, café do Carlinhos e o café da D. Rosa e Art’Taska) e as reacções de quem nos ouviu foram reveladoras do quanto as pessoas necessitam de pequenos mimos, tão habituadas que estão ou, sobretudo, a dar apenas…

Revisitar e reinventar esta época com o mesmo calor e desejo de partilha e dádiva foi o que nos moveu e encontrámos rostos de crianças em quem a idade voltou a fazer valorizar a simplicidade dos gestos do outro e a luminosidade de cada dia novo e vimos olhos a brilhar de gente miúda que nos olhou com espanto e curiosidade e desejo de já ser grande.

Alguns textos que foram lidos podem ser acedidos aqui

No final deste passeio literário fomos acolhidos principescamente no café Chá & Companhia (por muitos ainda conhecido por Pastelaria Sésamo), não só pela ementa refinada, deliciosa  e carinhosamente preparada pela sua equipa sempre bem-disposta e receptiva a novos desafios, mas também pela atenção especialíssima que o sr. Carlos nos fez, resgatando do serviço de louça da sua esposa os pratos que eram da sua avó e onde os aliados franceses haviam comido durante a II Guerra Mundial.  Não esquecemos estas surpresas nem os seus sorrisos!

A todos desejamos umas FESTAS FELIZES com o desejo que mantenham bem vivos dentro de si os seus sonhos mais íntimos e as suas crianças interiores!

Aqui ficam algumas fotos destes momentos luminosos:

na Loja do sr. Baião



no Café do Carlinhos 


No café da D. Rosa







No Art’Taska




Na Marisqueira Rui



No café Chá & Companhia (para muitos ainda Pastelaria Sésamo)







sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Jantar e leituras de Natal

O Natal chegará mais cedo para os membros dos Clubes de Leitura com o encontro do dia 13 de Dezembro…


Neste dia, o plano da festa é o seguinte:

- às 18h30 encontramo-nos à porta da Farmácia João de Deus, em Silves. A partir desta hora e até às 20h30 “distribuiremos” poemas, pequenos contos, anedotas e adivinhas pelos cafés e restaurantes da cidade. Propomos alguns textos a que poderá aceder aqui, mas terá toda a liberdade para escolher qualquer outro que lhe pareça adequado a esta época festiva;

- às 20h30 reunimo-nos na Pastelaria Sésamo (em frente à Farmácia João de Deus) para a “ceia de Natal” antecipada com estas duas grandes famílias leitoras. O menu é segredo, podendo apenas antecipar-se que é extraído da obra “Receitas Literárias de Natal”, da editora 101 Noites, e confeccionada com todo o carinho pela equipa da Pastelaria acima mencionada.

AGUARDAMOS A CONFIRMAÇÃO DA SUA PRESENÇA NO JANTAR ATÉ AO DIA 29 DE NOVEMBRO para o seguinte mail: sonia.pereira@cm-silves.pt

Até Dezembro, aqui ficam os nossos melhores votos de leituras quentinhas e boas!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Natal em Dezembro?

Sim e não. Sim, é um dado factual, pelo menos no mundo católico, mas não, porque depois de lermos o imperdível poema “Natal e não Dezembro”, de David Mourão-Ferreira, sentimos mais profundamente por que estas duas palavras são, afinal, tão dissonantes.


Dedicadas as próximas sessões dos Clubes de Leitura a esta época festiva, consulte aqui a lista dos títulos disponíveis na (sua) Biblioteca Municipal com antologias, livros de humor, livros (ditos para) crianças e outras curiosidades.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Romances históricos em Novembro

A História continua a prender a nossa atenção!!! Talvez porque de algumas obras solta-se o cheiro das especiarias dos Descobrimentos, de outros fascina-nos a forte confiança que animou o Homem, impelindo-o a descobertas científicas extraordinárias e a experimentações artísticas de beleza humanista perfeitamente únicas!

E talvez, ainda, porque há personagens que atravessam os séculos com a sua vida rica, audaz e sábia e ficam na memória de todos ou, pelo contrário, porque há figuras que ficaram submersas pela fama de outras que, injustamente, as ocultaram e urge conhecer!

Por todas estas razões, desejamos a todos os nossos melhores votos de leituras com tempo!

Espreite as leituras já feitas sobre este tema aqui

Foi assim em Alcantarilha …





terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ilustrações de "Cartas Portuguesas" de Mariana Alcoforado por Rosália Lourenço


Queremos aqui agradecer muitíssimo à leitora Rosália L. que nos enviou o seu fabuloso e muito poético trabalho de ilustração acerca da obra “Cartas Portuguesas” da freira Mariana Alcoforado e que inspirou as “Novas Cartas Portuguesas” das Três Marias (como ficaram conhecidas Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno), que lemos há já algum tempo. 

Interessantíssimo será, pois, a par da leitura de cada carta interpretarmos a sua respectiva ilustração, pelo que fica aqui o desafio lançado para quem na altura não teve oportunidade de ler este livro ou para aqueles que queiram relê-lo.

Boas leituras e fruições artísticas aqui