quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sessões de Setembro dedicadas a “Mal Nascer” de Carlos Campaniço

A RENTRÉE LITERÁRIA da Rede Concelhia de Clubes de Leitura de Silves, já na próxima semana (dia 23 - Clube de Leitura da BMS - e dia 30 - Clube de Leitura da Biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra -), ACONTECE COM CARLOS CAMPANIÇO, uma das novas vozes da literatura contemporânea, E A OBRA “MAL NASCER”.

Carlos Campaniço nasceu em 1973 em Safara, no concelho de Moura, e embora viva no Algarve há muitos anos – onde exerce as funções de Director de Programação do Auditório Municipal de Olhão –, foi sempre o Alentejo, o mundo rural e a poesia das palavras alentejanas que o inspiraram.

É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Universidade do Algarve, onde adquiriu também o grau de Mestre em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo
É autor dos livros: Molinos, Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino, Analogias e Mitos, A Ilha das Duas Primaveras e ainda Os Demónios de Álvaro Cobra, que venceu em 2012 o Prémio Literário Cidade de Almada e foi editado em 2013 por Maria do Rosário Pedreira na Teorema. O seu último romance, Mal Nascer, foi finalista do Prémio LeYa em 2013.

Poderá ler a sinopse da obra que descobriremos em Setembro em http://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/mal-nascer/

No dia 22 de Novembro conheceremos este escritor, bem como Sandro William Junqueira (cuja obra "No céu não há limões” leremos em Out.), aqui na sua Biblioteca numa sessão informal em que cada um falará do outro. Fique atento!




quarta-feira, 25 de junho de 2014

A última e próximas sessões dedicadas aos laureados com o Nobel

Na nossa segunda sessão dedicada à fruição das obras-primas dos prémios Nobel, realizada em Estômbar, o cenário colorido e as discussões e leituras foram enriquecidos pelos ecepipes, sobremesas e fruta da época levados pelos membros, pelo que agradecemos muitíssimo a todos este momento soberbo!

Para (re)visitar algumas das obras em destaque e ler alguns excertos e exercícios de escrita criativa a partir deles, aceda aqui

Em Julho terminaremos este ciclo dedicado aos autores premiados com o Nobel, pelo que escolha bem o que lerá até lá, já que quase todos os títulos desta plêiade de escritores são pérolas sem as quais nos sabemos e sentimos, por vezes, quase amputados…


No dia 2 de Julho, a nossa reunião realizar-se-á na casa da Vilma, pelo que lhe agradecemos desde já o seu acolhimento, que já sabemos ser sempre caloroso e, nas suas próprias palavras, “bem gostoso” também! Sabemos, inclusive, que algumas compotas caseiras já foram feitas…e que gelados de sabores improváveis se provarão também neste dia!

Aconselha-se a levar bikini, porque experimentaremos e provaremos, mais uma vez, que literatura também rima com momentos mais descontraídos, já que nela cabe o mundo, desconfiando até que ela é mais bem sentida e entendida desta forma colada à pele, aos sentidos e à vida plena!










segunda-feira, 9 de junho de 2014

Leituras nas Fontes de Estômbar no dia 11 de Junho às 17h30


Eis o sítio aprazível que nos espera…







A próxima sessão do Clube de Leitura da BMSilves é já na próxima quarta-feira, dia 11 de Junho, pelas 17h30, no Sítio das Fontes de Estômbar e é aberta ao público em geral, conforme é habitual.

Com a chegada do Verão, para muitos as leituras sabem melhor ao ar livre, por isso se precisar de boleia venha ter à Biblioteca Municipal às 17h00, ou vá lá ter directamente às 17h30, mas não deixe de ir, experimentar as águas do Arade, lanchar (cada um leva o que lhe apetecer e depois degustamos um pouco de tudo) e “saborear” também os livros de autores premiados com o Nobel. 

Reiteramos também a ideia de que se for a sua primeira vez e não tiver lido qualquer obra não deixe de se juntar ao grupo, pois ao ouvir as histórias, crónicas, contos ou ensaios que temos para partilhar de certeza que sai da sessão com “o bicho do conto” ou da literatura e verá que em pouco tempo já terá também o que partilhar se assim o desejar.

Em termos histórico-literários, o bucolismo tem sido muito glosado (aliás, a nossa literatura – a poesia galaico-portuguesa – nasce com a Natureza como espelho e confidente da “amiga” que ama e cenário do encontro amoroso) e se a poesia sempre a cantou, a prosa de Eça de Queirós talvez tenha sido a que mais a elevou, descrevendo os seus benefícios no Homem. Tolstoi decide retirar-se para uma herdade rural no final da sua vida e o poeta romântico Wordsworth passou lá toda a vida, por exemplo, conhecendo-se melhor a si mesmo e aos Homens.

Eis alguns poemas de Wordsworth...

Há na nossa existência lugares do tempo,
Que preservam em clara permanência
Uma virtude que renova …
Que nos penetra e faz subir mais alto
Quando é alto que estamos, e caídos nos levanta.

                    frente ao espírito embriagado
pelos objectos presentes, e a agitada
dança de quanto passa, a imagem sóbria
das coisas que perduram

… [a Natureza] pode assim dar forma
Ao nosso espírito íntimo, imprimir
Em nós beleza e paz, levar tão alto
O pensamento, que nem línguas más,
Nem juízos vãos, nem esgares dos egoístas,
Nem suas frias saudações, como nem todo
O pesado comércio do dia-a-dia,
Contra nós poderão prevalecer,
Ou contra a fé que temos nessa bênção
A que em tudo nos fiamos


Se, no meio do mundo, me contento
Com meus sóbrios prazeres, e se vivo
                                              … distante
Da inimizade baixa e vis desejos,
A vós o devo…
Ventos e cataratas ressoantes,
E a vós, montanhas, que há na Natureza!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Clube de Leitura na Semana Cultural da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra

É já amanhã que o Clube de Leitura de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra se reunirá, desta feita inserido na artística e diversificada Semana Cultural da Casa do Povo. 

Veja o programa do evento na imagem abaixo e passe, pelo menos, um serão diferente à volta dos livros de autores premiados com o Nobel e das mil e uma conversas que as grandes histórias sempre convocam, alimentam e inspiram!






sábado, 24 de maio de 2014

Textos e frutos da 1ª. sessão dos dois Clubes sobre os autores premiados com o Nobel


Agradecemos imenso aos membros dos Clubes que nos enviaram os seus textos mais uma vez.

Relembramos àqueles que ainda nos enviaram nenhum que este pode ter a extensão de 5 linhas ou 5 páginas, que pode ser a sua opinião sobre a obra que leram, a selecção de alguns excertos ou de, simplesmente, um parágrafo que consideraram particularmente interessante.

O intuito desta produção textual é apenas constituir um diário de leituras a que possamos aceder em qualquer época e espaço e divulgar digitalmente as nossas leituras junto de cidadãos que, por qualquer razão, se vejam impedidos de participar presencialmente nas nossas sessões.

Aproveitamos ainda para relembrar que fez o ano passado 15 anos que José Saramago recebeu o Prémio Nobel, razão pela qual homenageamos o autor e os Portugueses com esta imagem que aqui apresentamos.

Leia os comentários às obras lidas na primeira sessão dos dois Clubes aqui

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Clube de Leitura nos versos de Manuel das Bicicletas

Será que os leitores ficam com a memória mais viva? Ou aprendem naturalmente a fazer uma selecção dos seus momentos mais felizes e inspiradores de leitura e vida em grupo? E como funciona a sua imaginação e sentido melódico que forja rimas perfeitas? Tratar-se-á simplesmente de uma vocação natural para a poesia popular ou de um misto de tudo o que já referimos?

Seja qual for a resposta a estas questões, justíssimo é o reconhecimento unânime entre os leitores do poeta algarvio António Aleixo e expoente máximo deste género na literatura portuguesa, que inspirou este nosso amigo e leitor Manuel Caetano (do Clube de Leitura de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra).
A ele, que redigiu estes versos para o II Encontro da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, e que agora nos presenteia com a sua escrita o nosso MUITO OBRIGADA e o desejo de que continue a surpreender-nos!

Foi um começo meio a sério
Sem definição de idades
E o nosso grupo de leitura
É uma das realidades

Quem sempre acreditou
Que a leitura é como a vida
E às sessões nunca faltou
Fez disso uma vida querida

Devia haver em toda a terra
Um clube de leitura
Gratidão nunca encerra
É sempre uma lição de futura

Ao ler uma luz se acende
E ouvir os outros dá saudade
Quanto mais lê mais aprende
E entre os leitores nasce amizade

Tratem o livro com amor
Todo nele é uma lição
Mostremos o seu valor
Que nos afaga o coração

O livro nunca é velho
O livro é sempre novo
Visitem a Biblioteca
Na nossa Casa do Povo

Decerto que vai gostar
E à leitura dará valor
Traga um amigo consigo
Que será um novo leitor

Manuel Caetano (mais conhecido como Manuel das Bicicletas)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

1ª. sessão dedicada aos autores premiados com o Prémio Nobel


Com um grupo mais alargado formado por elementos novos (o Luís Ramos e a Sara Boto, alunos da Escola de Silves e vencedores da fase de apuramento distrital do Concurso Nacional de Leitura), outros que não se estrearam no Clube, mas que residem agora mais perto e outros, ainda, que passarão mais tempo em Silves doravante, a sessão de ontem foi ainda mais rica do que o habitual.

Estes foram alguns livros de que falámos e sobre os quais aguardamos alguns excertos e/ou breves comentários dos membros do Clube:

- Istambul de Orhan Pamuk, lido pela Jacqueline Vangoidsenhoven;
- A aventura de Miguel Littin, clandestino no Chile de Gabriel García Márquez, lido pela Vilma Ferian;
- O último verão de Klingsor de Herman Hesse, lido pela Paula Torres;
- conto “Aquele que queria mudar o mundo” da obra Contos de Herman Hesse, lido pela Esmeralda Lopes;
- Cem sonetos de amor e uma canção desesperada de Pablo Neruda (“Se me esqueceres”, etc.), lido pela Ana Paula;
- O diabo e o bom deus de Jean-Paul Sartre, lido pela Lúcia Cabrita; 
- Caim de José Saramago lido pelo Luís Ramos, Sara Boto e Sónia Pereira;
- Clarabóia de José Saramago, lido pela Dina Peres;
- Os poemas possíveis de José Saramago, lido pelo José Paulo;
- Desgraça e Verão de J. M. Coetzee, lido pela Lúcia Mendonça.

Eis também algumas fotos: