terça-feira, 25 de novembro de 2014

Um "cheirinho" da nossa sessão com Carlos Campaniço, Sandro Junqueira e Isabel Garcez...

Caros amigos

Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer, mais uma vez, aos nossos convidados por terem respondido tão pronta e alegremente ao nosso desafio de falarem sobre a obra do outro e à Isabel Garcez (cujo convite fora feito ainda na Feira do Livro de Lisboa e que, apesar de ser a editora da Caminho do Sandro, não resistiu e acabou por partilhar connosco as suas experiências de leitura a partir destes dois escritores) e pela presença e envio dos textos solicitados pelos vários membros para esta última e tão especial sessão da Rede Concelhia de Clubes de Leitura.
Brevemente, serão colocados no blog todos os textos enviados para serem lidos na sessão e que, infelizmente, mas por uma questão de gestão de tempo não puderam ser todos dados a conhecer neste dia.

De facto, foi visível pela expressão dos escritores o agrado e carinho com que acolheram as leituras feitas pelos membros dos Clubes e para nós foi muito saboroso descobrir que Carlos Campaniço é  um contador de histórias (e anedotas) bem descontraído, o Sandro Junqueira um escritor e homem do teatro misterioso até ao último segundo e a Isabel Garcez (editora da Caminho do Sandro) de uma simplicidade e profundidade tocantes com as palavrinhas espontâneas, mas a cair sempre que nem pérolas, formando no seu todo um colar brilhante.

OBRIGADA A TODOS MAIS UMA VEZ PELA DEDICAÇÃO, PARTILHA E SENTIDO DE GRUPO!

Há situações tão extraordinárias que só o silêncio as consegue comunicar plenamente e, por isso, deixo-vos as imagens que têm esse poder enorme de transmitir tanto ou mais que certas palavras…










sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sessão de preparação da recepção aos escritores Carlos Campaniço e Sandro William Junqueira

O que deve trazer no nosso encontro extraordinário de dia 18 de nov. (3ª.-feira), pelas 19h00, para preparar a sessão de dia 22 de nov. (sábado), pelas 15h00?

Um excerto de cada uma das obras que leu ou o texto que me enviou por mail para ser colocado no blog (e agradeço, desde já e mais uma vez, a estes leitores, cujos textos estão cada vez mais interessantes e se tornam cada vez mais imprescindíveis) para depois podermos treinar uma pequena SURPRESA DA REDE AOS ESCRITORES...

Para quem não pôde estar presente nas últimas sessões e desconhece os escritores em causa, bastará ver os posts anteriores e obterá alguns dados biográficos e artísticos sobre os mesmos.

Para lerem os comentários que alguns membros já fizeram sobre:

-  “Mal Nascer” aceda aqui;



-  e sobre“No Céu Não há Limões” aceda aqui



Os nossos melhores votos de que este seja um fim-de-semana especialmente inspirador na releitura de “Mal Nascer”, de Carlos Campaniço, e de “No céu não há limões”, de Sandro William Junqueira, (re)descobrindo nestas obras Portugal e, garantidamente, muitas figuras que não estão assim tão longe do nosso quotidiano... !

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Próximas sessões (dias 28 e 29 de outubro) sobre "No céu não há limões" de Sandro William Junqueira

Sobre O AUTOR



William Junqueira nasceu em 1974 em Umtali, na Rodésia.
Experimentou a música, escultura, pintura. Foi designer gráfico. Diz poesia e trabalha regularmente como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliês de promoção do livro e da leitura.
Publicou O Caderno de Algoz (Caminho, 2009), Um Piano para Cavalos Altos(Caminho e Leya Brasil, 2012). Foi um dos onze escritores da novela policial O Caso do Cadáver Esquisito (Associação Cultural Prado, 2011) e autor de um dos contos da coletânea Dez Contos para Ler Sentado (Caminho, 2012). Em 2012 foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso.

Alguns links interessantes sobre A SUA OBRA:
- A crítica à obra por José Mário Silva, um dos maiores críticos literários nacionais e colunista da revista Atual do Expresso e da revista LER do Círculo dos Leitores http://bibliotecariodebabel.com/tag/sandro-william-junqueira/
- um texto sobre a forma ou o motivo pelo qual o escritor conheceu mais quatro escritores: Patrícia Portela, Nuno Camarneiro, João Ricardo Reis e Patrcia Reis 
http://vaocombate.blogs.sapo.pt/sandro-william-junqueira-585202 - 

Para qualquer esclarecimento ou sugestão não deixe de nos contactar para biblioteca@cm-silves.pt ou directamente para a coordenadora da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, através do mail sonia.pereira@cm-silves.pt

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sessões de Setembro dedicadas a “Mal Nascer” de Carlos Campaniço

A RENTRÉE LITERÁRIA da Rede Concelhia de Clubes de Leitura de Silves, já na próxima semana (dia 23 - Clube de Leitura da BMS - e dia 30 - Clube de Leitura da Biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra -), ACONTECE COM CARLOS CAMPANIÇO, uma das novas vozes da literatura contemporânea, E A OBRA “MAL NASCER”.

Carlos Campaniço nasceu em 1973 em Safara, no concelho de Moura, e embora viva no Algarve há muitos anos – onde exerce as funções de Director de Programação do Auditório Municipal de Olhão –, foi sempre o Alentejo, o mundo rural e a poesia das palavras alentejanas que o inspiraram.

É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Universidade do Algarve, onde adquiriu também o grau de Mestre em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo
É autor dos livros: Molinos, Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino, Analogias e Mitos, A Ilha das Duas Primaveras e ainda Os Demónios de Álvaro Cobra, que venceu em 2012 o Prémio Literário Cidade de Almada e foi editado em 2013 por Maria do Rosário Pedreira na Teorema. O seu último romance, Mal Nascer, foi finalista do Prémio LeYa em 2013.

Poderá ler a sinopse da obra que descobriremos em Setembro em http://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/mal-nascer/

No dia 22 de Novembro conheceremos este escritor, bem como Sandro William Junqueira (cuja obra "No céu não há limões” leremos em Out.), aqui na sua Biblioteca numa sessão informal em que cada um falará do outro. Fique atento!




quarta-feira, 25 de junho de 2014

A última e próximas sessões dedicadas aos laureados com o Nobel

Na nossa segunda sessão dedicada à fruição das obras-primas dos prémios Nobel, realizada em Estômbar, o cenário colorido e as discussões e leituras foram enriquecidos pelos ecepipes, sobremesas e fruta da época levados pelos membros, pelo que agradecemos muitíssimo a todos este momento soberbo!

Para (re)visitar algumas das obras em destaque e ler alguns excertos e exercícios de escrita criativa a partir deles, aceda aqui

Em Julho terminaremos este ciclo dedicado aos autores premiados com o Nobel, pelo que escolha bem o que lerá até lá, já que quase todos os títulos desta plêiade de escritores são pérolas sem as quais nos sabemos e sentimos, por vezes, quase amputados…


No dia 2 de Julho, a nossa reunião realizar-se-á na casa da Vilma, pelo que lhe agradecemos desde já o seu acolhimento, que já sabemos ser sempre caloroso e, nas suas próprias palavras, “bem gostoso” também! Sabemos, inclusive, que algumas compotas caseiras já foram feitas…e que gelados de sabores improváveis se provarão também neste dia!

Aconselha-se a levar bikini, porque experimentaremos e provaremos, mais uma vez, que literatura também rima com momentos mais descontraídos, já que nela cabe o mundo, desconfiando até que ela é mais bem sentida e entendida desta forma colada à pele, aos sentidos e à vida plena!










segunda-feira, 9 de junho de 2014

Leituras nas Fontes de Estômbar no dia 11 de Junho às 17h30


Eis o sítio aprazível que nos espera…







A próxima sessão do Clube de Leitura da BMSilves é já na próxima quarta-feira, dia 11 de Junho, pelas 17h30, no Sítio das Fontes de Estômbar e é aberta ao público em geral, conforme é habitual.

Com a chegada do Verão, para muitos as leituras sabem melhor ao ar livre, por isso se precisar de boleia venha ter à Biblioteca Municipal às 17h00, ou vá lá ter directamente às 17h30, mas não deixe de ir, experimentar as águas do Arade, lanchar (cada um leva o que lhe apetecer e depois degustamos um pouco de tudo) e “saborear” também os livros de autores premiados com o Nobel. 

Reiteramos também a ideia de que se for a sua primeira vez e não tiver lido qualquer obra não deixe de se juntar ao grupo, pois ao ouvir as histórias, crónicas, contos ou ensaios que temos para partilhar de certeza que sai da sessão com “o bicho do conto” ou da literatura e verá que em pouco tempo já terá também o que partilhar se assim o desejar.

Em termos histórico-literários, o bucolismo tem sido muito glosado (aliás, a nossa literatura – a poesia galaico-portuguesa – nasce com a Natureza como espelho e confidente da “amiga” que ama e cenário do encontro amoroso) e se a poesia sempre a cantou, a prosa de Eça de Queirós talvez tenha sido a que mais a elevou, descrevendo os seus benefícios no Homem. Tolstoi decide retirar-se para uma herdade rural no final da sua vida e o poeta romântico Wordsworth passou lá toda a vida, por exemplo, conhecendo-se melhor a si mesmo e aos Homens.

Eis alguns poemas de Wordsworth...

Há na nossa existência lugares do tempo,
Que preservam em clara permanência
Uma virtude que renova …
Que nos penetra e faz subir mais alto
Quando é alto que estamos, e caídos nos levanta.

                    frente ao espírito embriagado
pelos objectos presentes, e a agitada
dança de quanto passa, a imagem sóbria
das coisas que perduram

… [a Natureza] pode assim dar forma
Ao nosso espírito íntimo, imprimir
Em nós beleza e paz, levar tão alto
O pensamento, que nem línguas más,
Nem juízos vãos, nem esgares dos egoístas,
Nem suas frias saudações, como nem todo
O pesado comércio do dia-a-dia,
Contra nós poderão prevalecer,
Ou contra a fé que temos nessa bênção
A que em tudo nos fiamos


Se, no meio do mundo, me contento
Com meus sóbrios prazeres, e se vivo
                                              … distante
Da inimizade baixa e vis desejos,
A vós o devo…
Ventos e cataratas ressoantes,
E a vós, montanhas, que há na Natureza!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Clube de Leitura na Semana Cultural da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra

É já amanhã que o Clube de Leitura de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra se reunirá, desta feita inserido na artística e diversificada Semana Cultural da Casa do Povo. 

Veja o programa do evento na imagem abaixo e passe, pelo menos, um serão diferente à volta dos livros de autores premiados com o Nobel e das mil e uma conversas que as grandes histórias sempre convocam, alimentam e inspiram!