sábado, 3 de janeiro de 2015

RECEITA DE ANO NOVO

LEITORES AMIGOS
Com o novo ano não esqueçam Drummond de Andrade e estas suas palavras sábias…Que 2015 vos traga saúde, amor, paz e muita POESIA, entre outras coisas que mais desejarem!



RECEITA DE ANO NOVO
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Seleção de leituras para 2015


Conforme consulta coletiva (e já habitual para qualquer grande decisão), dos membros da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, decidimos percorrer a ficção portuguesa de A a Z no próximo ano.

Se o Clube de Silves optou por discutir vários títulos do mesmo autor em cada sessão, o Clube de Leitura da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra decidiu ler livros de qualquer autor dentro da letras designadas para cada mês.

Consulte aqui a lista desses autores, bem como os títulos desses mesmos autores de que a Biblioteca Municipal dispõe.

As obras escolhidas pelos leitores logo na sessão já se encontram disponíveis na receção da Biblioteca. 

Quem não pôde estar presente na sessão basta reservar, através do nosso catálogo online, a obra que pretende ler ou contactar-nos o mais rapidamente possível (indicando-nos sempre duas obras, preferencialmente, uma vez que uma delas pode ter sido requisitada entretanto).



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

NATAL À PORTA, POESIA NA MESA… É JÁ DIA 5 DE DEZEMBRO...


Será já no próximo dia 5 de dezembro que a Rede Concelhia de Clubes de Leitura começará a partilhar a sua forma de viver o Natal e que passa, sobretudo, por partilhar o que de melhor temos e desejamos, mas também tornando reais e mais vivas as palavras de Franz Kafka de que “Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós”. 

Parece-nos que poesia rima com Natal, todavia textos de quaisquer outros géneros literários são sempre desejáveis, já que a qualidade literária não tem fronteiras genológicas, nacionais ou etárias.

Assim, das 15h00 às 19h00, faremos leituras nos Lares de Idosos e Restauração da Cidade de Silves, terminando o dia com um jantar de Natal no restaurante To-Do (em cima do Cais Club e perto do Mercado de Silves). O ponto de encontro é às 14h45 à porta da Biblioteca Municipal de Silves.

Este convite é aberto não só a todos os membros da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, mas também a familiares e amigos e quaisquer outros leitores ou curiosos. 

Venha viver um Natal em que recebe muito mais do que dá apenas com a sua voz e palavras que nos seguram e mantêm por todo o ano…

Se a imagem abaixo o(a) inspirar, de alguma forma, partilhe connosco …o que lhe apetecer…



terça-feira, 25 de novembro de 2014

Um "cheirinho" da nossa sessão com Carlos Campaniço, Sandro Junqueira e Isabel Garcez...

Caros amigos

Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer, mais uma vez, aos nossos convidados por terem respondido tão pronta e alegremente ao nosso desafio de falarem sobre a obra do outro e à Isabel Garcez (cujo convite fora feito ainda na Feira do Livro de Lisboa e que, apesar de ser a editora da Caminho do Sandro, não resistiu e acabou por partilhar connosco as suas experiências de leitura a partir destes dois escritores) e pela presença e envio dos textos solicitados pelos vários membros para esta última e tão especial sessão da Rede Concelhia de Clubes de Leitura.
Brevemente, serão colocados no blog todos os textos enviados para serem lidos na sessão e que, infelizmente, mas por uma questão de gestão de tempo não puderam ser todos dados a conhecer neste dia.

De facto, foi visível pela expressão dos escritores o agrado e carinho com que acolheram as leituras feitas pelos membros dos Clubes e para nós foi muito saboroso descobrir que Carlos Campaniço é  um contador de histórias (e anedotas) bem descontraído, o Sandro Junqueira um escritor e homem do teatro misterioso até ao último segundo e a Isabel Garcez (editora da Caminho do Sandro) de uma simplicidade e profundidade tocantes com as palavrinhas espontâneas, mas a cair sempre que nem pérolas, formando no seu todo um colar brilhante.

OBRIGADA A TODOS MAIS UMA VEZ PELA DEDICAÇÃO, PARTILHA E SENTIDO DE GRUPO!

Há situações tão extraordinárias que só o silêncio as consegue comunicar plenamente e, por isso, deixo-vos as imagens que têm esse poder enorme de transmitir tanto ou mais que certas palavras…










sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sessão de preparação da recepção aos escritores Carlos Campaniço e Sandro William Junqueira

O que deve trazer no nosso encontro extraordinário de dia 18 de nov. (3ª.-feira), pelas 19h00, para preparar a sessão de dia 22 de nov. (sábado), pelas 15h00?

Um excerto de cada uma das obras que leu ou o texto que me enviou por mail para ser colocado no blog (e agradeço, desde já e mais uma vez, a estes leitores, cujos textos estão cada vez mais interessantes e se tornam cada vez mais imprescindíveis) para depois podermos treinar uma pequena SURPRESA DA REDE AOS ESCRITORES...

Para quem não pôde estar presente nas últimas sessões e desconhece os escritores em causa, bastará ver os posts anteriores e obterá alguns dados biográficos e artísticos sobre os mesmos.

Para lerem os comentários que alguns membros já fizeram sobre:

-  “Mal Nascer” aceda aqui;



-  e sobre“No Céu Não há Limões” aceda aqui



Os nossos melhores votos de que este seja um fim-de-semana especialmente inspirador na releitura de “Mal Nascer”, de Carlos Campaniço, e de “No céu não há limões”, de Sandro William Junqueira, (re)descobrindo nestas obras Portugal e, garantidamente, muitas figuras que não estão assim tão longe do nosso quotidiano... !

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Próximas sessões (dias 28 e 29 de outubro) sobre "No céu não há limões" de Sandro William Junqueira

Sobre O AUTOR



William Junqueira nasceu em 1974 em Umtali, na Rodésia.
Experimentou a música, escultura, pintura. Foi designer gráfico. Diz poesia e trabalha regularmente como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliês de promoção do livro e da leitura.
Publicou O Caderno de Algoz (Caminho, 2009), Um Piano para Cavalos Altos(Caminho e Leya Brasil, 2012). Foi um dos onze escritores da novela policial O Caso do Cadáver Esquisito (Associação Cultural Prado, 2011) e autor de um dos contos da coletânea Dez Contos para Ler Sentado (Caminho, 2012). Em 2012 foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso.

Alguns links interessantes sobre A SUA OBRA:
- A crítica à obra por José Mário Silva, um dos maiores críticos literários nacionais e colunista da revista Atual do Expresso e da revista LER do Círculo dos Leitores http://bibliotecariodebabel.com/tag/sandro-william-junqueira/
- um texto sobre a forma ou o motivo pelo qual o escritor conheceu mais quatro escritores: Patrícia Portela, Nuno Camarneiro, João Ricardo Reis e Patrcia Reis 
http://vaocombate.blogs.sapo.pt/sandro-william-junqueira-585202 - 

Para qualquer esclarecimento ou sugestão não deixe de nos contactar para biblioteca@cm-silves.pt ou directamente para a coordenadora da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, através do mail sonia.pereira@cm-silves.pt

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sessões de Setembro dedicadas a “Mal Nascer” de Carlos Campaniço

A RENTRÉE LITERÁRIA da Rede Concelhia de Clubes de Leitura de Silves, já na próxima semana (dia 23 - Clube de Leitura da BMS - e dia 30 - Clube de Leitura da Biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra -), ACONTECE COM CARLOS CAMPANIÇO, uma das novas vozes da literatura contemporânea, E A OBRA “MAL NASCER”.

Carlos Campaniço nasceu em 1973 em Safara, no concelho de Moura, e embora viva no Algarve há muitos anos – onde exerce as funções de Director de Programação do Auditório Municipal de Olhão –, foi sempre o Alentejo, o mundo rural e a poesia das palavras alentejanas que o inspiraram.

É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Universidade do Algarve, onde adquiriu também o grau de Mestre em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo
É autor dos livros: Molinos, Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino, Analogias e Mitos, A Ilha das Duas Primaveras e ainda Os Demónios de Álvaro Cobra, que venceu em 2012 o Prémio Literário Cidade de Almada e foi editado em 2013 por Maria do Rosário Pedreira na Teorema. O seu último romance, Mal Nascer, foi finalista do Prémio LeYa em 2013.

Poderá ler a sinopse da obra que descobriremos em Setembro em http://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/mal-nascer/

No dia 22 de Novembro conheceremos este escritor, bem como Sandro William Junqueira (cuja obra "No céu não há limões” leremos em Out.), aqui na sua Biblioteca numa sessão informal em que cada um falará do outro. Fique atento!