quinta-feira, 5 de março de 2015

Leituras para março


A nossa viagem pela ficção portuguesa é longa (e ainda bem), pelo que em março discutiremos os autores selecionados do conjunto de autores distribuídos pelas letras D, E e F.

D
- Júlio Dinis
- Mário Dionísio
- José Riço Direitinho

E
 -Florbela Espanca

F
- Rita Ferro
- Rosa Lobato Faria
- António Mega Ferreira
- David Mourão-Ferreira
- José Gomes Ferreira
- Vergílio Ferreira
- Manuela da Fonseca
- José Augusto França
- António Feio

- António Bagão Félix

Resumo fotográfico das sessões de fevereiro


 E se as fotografias falassem? Conseguiriam reproduzir a clareza de ideias, precisão vocabular dos discursos dos nossos leitores e o entusiasmo destas sessões? Nós acreditamos que, pelo menos, um pouquinho…

Então "ouçam" 

...na Biblioteca Municipal de Silves 








...na Biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra




sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Leituras para fevereiro

Caros leitores e amigos:

Na nossa viagem pela ficção portuguesa, planeada para 2015 e iniciada em janeiro, em fevereiro dedicar-nos-emos a escritores cujo apelido começa pela letra C. 
E da panóplia de autores escolhidos, escolha um livro de um destes autores que a seguir lhe apresentamos.

C
- Alexandra Lucas Coelho
- Fernando Campos
- Nuno Camarneiro
- Dulce Maria Cardoso
- J. Rentes de Carvalho
- Mário de cArvalho
- Camilo Castelo Branco
- Mário de Sá-Carneiro
- Mário Cláudio
- Miguel Esteves Cardoso
- Paulo Condessa
- Clara Pinto Correia
- Luísa da Costa
- Hélia Correia
- Natália Correia
- Maria Velho da Costa
- Afonso Cruz
- Mafalda Ivo Cruz
- Fernando da Costa

Poderá consultar o catálogo online da Biblioteca e ver se a obra que procura está disponível, reservá-la e depois levantá-la no prazo de 3 dias.

Para isso, siga os seguintes passos:
- seleccionar o catálogo da Biblioteca Municipal de Silves;
- escolher a pesquisa simples e depois procurar por autor;
- colocar o apelido do escritor seguido imediatamente de vírgula e depois dá-se um espaço e coloca-se o resto do nome do autor. Por ex: Coelho, Alexandra Lucas
- clicar em ver detalhe;
- na Fila de Espera clicar em reservar.


sábado, 3 de janeiro de 2015

RECEITA DE ANO NOVO

LEITORES AMIGOS
Com o novo ano não esqueçam Drummond de Andrade e estas suas palavras sábias…Que 2015 vos traga saúde, amor, paz e muita POESIA, entre outras coisas que mais desejarem!



RECEITA DE ANO NOVO
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Seleção de leituras para 2015


Conforme consulta coletiva (e já habitual para qualquer grande decisão), dos membros da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, decidimos percorrer a ficção portuguesa de A a Z no próximo ano.

Se o Clube de Silves optou por discutir vários títulos do mesmo autor em cada sessão, o Clube de Leitura da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra decidiu ler livros de qualquer autor dentro da letras designadas para cada mês.

Consulte aqui a lista desses autores, bem como os títulos desses mesmos autores de que a Biblioteca Municipal dispõe.

As obras escolhidas pelos leitores logo na sessão já se encontram disponíveis na receção da Biblioteca. 

Quem não pôde estar presente na sessão basta reservar, através do nosso catálogo online, a obra que pretende ler ou contactar-nos o mais rapidamente possível (indicando-nos sempre duas obras, preferencialmente, uma vez que uma delas pode ter sido requisitada entretanto).



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

NATAL À PORTA, POESIA NA MESA… É JÁ DIA 5 DE DEZEMBRO...


Será já no próximo dia 5 de dezembro que a Rede Concelhia de Clubes de Leitura começará a partilhar a sua forma de viver o Natal e que passa, sobretudo, por partilhar o que de melhor temos e desejamos, mas também tornando reais e mais vivas as palavras de Franz Kafka de que “Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós”. 

Parece-nos que poesia rima com Natal, todavia textos de quaisquer outros géneros literários são sempre desejáveis, já que a qualidade literária não tem fronteiras genológicas, nacionais ou etárias.

Assim, das 15h00 às 19h00, faremos leituras nos Lares de Idosos e Restauração da Cidade de Silves, terminando o dia com um jantar de Natal no restaurante To-Do (em cima do Cais Club e perto do Mercado de Silves). O ponto de encontro é às 14h45 à porta da Biblioteca Municipal de Silves.

Este convite é aberto não só a todos os membros da Rede Concelhia de Clubes de Leitura, mas também a familiares e amigos e quaisquer outros leitores ou curiosos. 

Venha viver um Natal em que recebe muito mais do que dá apenas com a sua voz e palavras que nos seguram e mantêm por todo o ano…

Se a imagem abaixo o(a) inspirar, de alguma forma, partilhe connosco …o que lhe apetecer…



terça-feira, 25 de novembro de 2014

Um "cheirinho" da nossa sessão com Carlos Campaniço, Sandro Junqueira e Isabel Garcez...

Caros amigos

Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer, mais uma vez, aos nossos convidados por terem respondido tão pronta e alegremente ao nosso desafio de falarem sobre a obra do outro e à Isabel Garcez (cujo convite fora feito ainda na Feira do Livro de Lisboa e que, apesar de ser a editora da Caminho do Sandro, não resistiu e acabou por partilhar connosco as suas experiências de leitura a partir destes dois escritores) e pela presença e envio dos textos solicitados pelos vários membros para esta última e tão especial sessão da Rede Concelhia de Clubes de Leitura.
Brevemente, serão colocados no blog todos os textos enviados para serem lidos na sessão e que, infelizmente, mas por uma questão de gestão de tempo não puderam ser todos dados a conhecer neste dia.

De facto, foi visível pela expressão dos escritores o agrado e carinho com que acolheram as leituras feitas pelos membros dos Clubes e para nós foi muito saboroso descobrir que Carlos Campaniço é  um contador de histórias (e anedotas) bem descontraído, o Sandro Junqueira um escritor e homem do teatro misterioso até ao último segundo e a Isabel Garcez (editora da Caminho do Sandro) de uma simplicidade e profundidade tocantes com as palavrinhas espontâneas, mas a cair sempre que nem pérolas, formando no seu todo um colar brilhante.

OBRIGADA A TODOS MAIS UMA VEZ PELA DEDICAÇÃO, PARTILHA E SENTIDO DE GRUPO!

Há situações tão extraordinárias que só o silêncio as consegue comunicar plenamente e, por isso, deixo-vos as imagens que têm esse poder enorme de transmitir tanto ou mais que certas palavras…