terça-feira, 11 de junho de 2013

Livros sobre o Amor

O AMOR será o tema dos Clubes de Leituras de Silves e Alcantarilha e Armação de Pêra, nos dias 9 e 10 de Julho, respectivamente, e se este é o tema mais glosado de sempre da literatura universal fácil não é a tarefa de escolher um livro sobre ele…

Além desta dificuldade de escolha intrínseca inerente ao tema, e não o querendo deixar ainda mais indeciso(a), mas oferecendo-lhe a possibilidade de revisitar o amor através de uma panóplia de perspectivas, além da literária, "convidámos também a psicologia, psiquiatria, sociologia, filosofia, literatura infanto-juvenil, relações entre sexos e jornalismo para esta sessão". A lista referida encontra-se disponível aqui
De certeza que haverá pelo menos um livro que tem a sua cara ou que prende o seu coração… ame-o e depois partilhe connosco essa experiência!

Votos de leituras do coração!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Na sequência do clube de leitura dedicado ao AMOR, coloco aqui um trecho da minha proposta de leitura: "Quem ama não dorme" de Robert Sneider.

    Aconselho vivamente, com uma escrita muito viva descreve de forma magistral as relações entre os cidadãos de uma pequena aldeia, com todas as suas contradições, mesquinhices e anseios.

    " Eis a história do músico Johannes Elias Alder que, aos vinte e dois anos de idade, pôs termo à vida, após tomar a decisão de nunca mais dormir.
    Pois estava inflamado de um amor indizível e, por isso, infeliz pela sua prima Elsbeth e, desde então, determinado a privar-se de um só momento de descanso que fosse, até ter sondado integralmente o mistério da impossibilidade do seu amor. Corajosamente, acalentou, até ao seu inacreditável fim, a crença de que o sono era desperdício de tempo e, portanto pecado, e que lhe seria mais tarde cobrado no Purgatório, pois a dormir estava-se morto ou, pelo menos, não se vivia verdadeiramente. Não seria por acaso que uma antiga lenda comparava o sono e a morte a dois irmãos. Como, interrogava-se Elias, poderia um homem de coração puro afirmar que amava a esposa durante toda a vida, se apenas o fazia de dia e, mesmo assim, só pela duração de um pensamento? Tal afirmação não poderia ser verdadeira, pois quem dorme não ama.
    Assim pensava Johannes Elias Alder e a sua espectacular morte seria o último tributo a este amor. O mundo deste ser e a forma como se desenrolou a sua miserável vida é o que nos propomos descrever."

    ResponderEliminar